O Governo pretende afirmar Portugal como smart destination no âmbito também do turismo. O objetivo consta da Estratégia para o Turismo 2027, o referencial estratégico para o turismo em Portugal no horizonte 2017-2027.
O documento elaborado, com a chancela do Ministério da Economia, liderado por Manuel Caldeira Cabral, aponta que ver para além do presente implica lançar e apoiar “projetos de tecnologia, conhecimento e informação que permitam uma gestão integrada e inteligente dos destinos regionais e do destino Portugal”. Uma dessas ideias é a “implementação de um projeto de open data para o turismo”.
É ainda feita a defesa de programas de “digitalização” da oferta turística, realçando a premência de “soluções tecnológicas para a oferta turística e para as empresas do turismo, reforçando a sua competitividade e adaptação às tendências da procura e ao(s) perfil(s) do(s) novo(s) turista(s)”, as quais “possibilitem melhorar a experiência turística dos visitantes”.
Nesse domínio, a Estratégia para o Turismo 2027 deixa claro que a disponibilização de rede WI-FI gratuita em todo o país, é um investimento crucial “por forma a melhorar a experiência de usufruto do património nacional”.
SABIA QUE… a Estratégia nacional para o Turismo 2027
pretende assegurar que mais de 90% das empresas do turismo
adotam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem ações de gestão ambiental dos resíduos?