O projeto português das Aldeias do Xisto, que reúne 27 aldeias típicas, esteve em grande destaque lá fora, já que duas das suas unidades hoteleiras receberam distinções internacionais, o mesmo sucedendo à aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.
Um dos galardões foi para o hotel Convento da Sertã, o qual foi considerado pelo Trip Advisor como um dos melhores “25 Pequenos Hotéis” da Europa e o primeiro nessa categoria em Portugal. No ranking europeu da sua categoria, este espaço de hotelaria rural ficou no 15º lugar. Refira-se que os “Travelers’ Choice Awards” têm por base milhões de avaliações e opiniões recolhidas na plataforma ao longo do ano e de onde se destacam a sua excelente qualidade, o serviço e o valor.
Por seu lado, o Aqua Village Health Resort & Spa, hotel nas margens do rio Alva, em Oliveira do Hospital, recebeu um prémio na categoria de “Melhor Hotel 5 estrelas da Europa para a Famílias 2018” para os Luxury Travel Guide, sendo justificada pelo cariz único e original do hotel, desde a arquitetura até aos seus serviços disponibilizados. Ao mesmo tempo, está nomeado em 3 categorias para os “World Luxury Hotel Awards”.
Também a aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, foi reconhecida pelas suas boas práticas ambientais. Esta aldeia foi galardoada pela associação espanhola ADEGA (Asociación para a Defensa Ecolóxica de Galiza), com o prémio “Oxigénio”, que todos os anos distingue as melhores práticas ambientais.
Para a ADEGA, esta é mesmo uma das comunidades mais ativas da Península Ibérica, ao “fazer do trabalho coletivo um objetivo para a comunidade”. Mais especificamente, foi elogiado o modo como a comunidade, após os graves incêndios, repovoou a sua zona paisagística com espécies autóctones eficazes na defesa contra o fogo e favoráveis à economia. Como é referido pelos promotores das aldeias do xisto, nesta aldeia de uma só rua há um novo sentir coletivo. Pode conhecer este lugar clicando aqui.