Após cerca de um ano de preparação, eis que nasceu o Welectric.

Este site de atualização diária, dedicado às cidades inteligentes, à mobilidade elétrica e a um modo de vida sustentável, é o primeiro do seu género em Portugal.

Perto de 70% da população mundial viverá nas cidades dentro de algumas décadas o que torna a otimização de recursos — financeiros, energéticos, ambientais, mas também de espaço e tempo — inadiável.

Com liberdade e independência, entusiasmo e curiosidade — mas sem abandonar o realismo — a equipa do Welectric vai ser uma plataforma de partilha, análise e debate de informação.

Não há soluções mágicas. Para defender a qualidade do ar é necessário reduzir a emissão de gases e partículas nocivas, mas pessoas e bens continuarão a ter de circular.

Reduzir o número de automóveis particulares que entram todos os dias na cidade só é possível se houver soluções de mobilidade acessíveis e práticas, nomeadamente com uma competente rede de transportes públicos.

De que serve criar ciclovias se não existir forma segura de parquear a bicicleta no destino?

É preciso investir tempo e reflexão na mudança, para que seja sustentável e positiva.

É essa a missão do Welectric, que estará ao lado de quem trouxer medidas práticas para melhorar as vidas dos cidadãos.

Portugal tem a oportunidade de estar no grupo dos países mais bem preparados para as mudanças que se avizinham e muito tem sido feito, com várias autarquias a adotarem medidas pioneiras em áreas como a da mobilidade ou do tratamento de resíduos.

Também os pioneiros da mobilidade elétrica em Portugal merecem reconhecimento, por terem começado a desbravar o caminho, tornando-o mais fácil para aqueles que se lhes seguirão.

Aceitar a mudança é essencial para o progresso e essa vontade traduz-se em compreender que o futuro não se adia.

Com o Welectric, o nosso contributo para o futuro começa hoje.

Até já.

Artigo anterior“Senhor Welectric venha cá. Precisamos de si.”
Próximo artigoAlta, bonita e inteligente: Sabugueiro é nota dez