Este concept car da Honda é um dos EV mais aguardados no mercado, desde que apareceu no Salão de Frankfurt no ano passado.
As suas linhas retrofuturistas, com inspiração clara no Honda Civic de 1972, fizeram a indústria e boa parte do público suspirar de aívio. Os EV, mesmo aqueles potencialmente mais acessíveis, podem ter um design apaixonante.
Agora em Genebra, a Honda anunciou que vai começar a aceitar encomendas no princípio de 2019 e que a produção irá arrancar por essa altura também.
Do concept para a produção é natural que haja algumas alterações, a começar pelos pilares do tejadilho, que não poderão ser tão finos.
Também as câmaras nas portas, que substituem os retrovisores laterais estão condenadas, assim como os painéis com mensagens na grelha e na secções traseira.
Quanto às portas a abrir ao contrário, também conhecidas como suicidas ou indiscretas, palpitamos que não passarão o crivo da produção em série. Mas é pena, porque dão um toque mais distinto a este pequeno citadino com quatro lugares e menos de quatro metros de comprimento.
Temos dúvidas também quanto ao banco único dianteiro. Provavelmente será preterido em detrimento de bancos individuais com mais apoio lombar e lateral.
Não informações quanto às soluções técnicas que o modelo apresentará, nomeadamente no que diz respeito ao motor elétrico e ao pacote de baterias.
Tendo em conta as dimensões e o tipo de utilização urbana a que está destinado, não se espera uma revolução nas capacidades deste modelo.
Também relativamente ao preço a Honda ainda não avançou com um número, o que é compreensível nesta fase.
Ainda assim, a satisfação generalizada pela passagem à produção é compreensível, sobretudo porque a Honda vai avançar primeiro na Europa (o Japão só receberá o Urban EV em 2020) e não está sequer previsto que seja comercializado na América do Norte.