A Mastercard e a cadeia de cafetarias Bagga da Sonae MC têm um curso uma campanha de divulgação em Portugal, até dia 29 de março, com vista a elucidar os clientes acerca das vantagens dos pagamentos contactless.
Esta campanha, que abarca as redes sociais, meios digitais, e publicidade em loja, sucede a uma fase em que a Mastercard e a Bagga efectuaram uma abordagem aos clientes no sentido de pagarem com cartão contactless mesmo montantes inferiores a 5 euros, especificando as vantagens desse método de pagamento enquanto facilitador da rotina de quem todos os dias visita a loja e procurando criar o hábito da utilização do contactless por parte dos clientes.
Contactless é uma modalidade de pagamento rápido e mais conveniente que suprime a necessidade de marcar PIN para pagamentos de montantes até 20 euros. A Mastercard garante a segurança das transacções.
Os primeiros resultados práticos da campanha de sensibilização junto dos consumidores “foram muito positivos, com os pagamentos contactless a representarem 14% dos pagamentos com cartão, e aumentarem 11%. Os pagamentos com cartão também cresceram 4%”, explica a Mastercard.
Segundo Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard, sublinha que “a tecnologia contactless responde de forma evidente ao que os clientes procuram, mas também os próprios comerciantes, sendo apenas necessário criar o hábito da respetiva utilização no dia-a-dia”.
Reduz a quantidade de dinheiro em circulação
“As qualidades são óbvias e imbatíveis”, aponta Paulo Raposo para pormenorizar, de seguida: “Este é um sistema de pagamentos rápido – em segundos efetua uma operação de pagamento –, simples e conveniente, – porque basta aproximar o cartão do terminal – e seguro, na medida em contribui para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação”.
O director da marca em Portugal sublinha ainda que “a poupança de tempo e a componente intuitiva do sistema contactless têm ainda o efeito suplementar de possibilitar a concretização de mais vendas, sendo de frisar que os clientes não suportam qualquer valor ou taxa adicional ao escolher pagar Mastecard contactless”.
Na prática, pagar contactless consiste em aproximar o cartão do terminal para efetuar o pagamento e aguardar que o ecrã confirme o sucesso da operação em segundos. Os cartões com a sinalética contactless são aceites em todos os leitores de pagamento que exibam o mesmo símbolo.
A tecnologia contactless ganha terreno e está disponível em 45 países europeus, com uma presença mais forte na Europa Ocidental.
Dados recentes mostram que em toda a Europa houve um crescimento de 42%, no número de comerciantes que já aceita contactless face ao ano anterior, equivalendo a 38% do total das transações efectuadas em lojas.
Actualmente, 30% de todos cartões contactless no mundo foram emitidos na Europa e 37% dos terminais de pontos de venda (POS) estão na Europa Ocidental.
Campanha leva-o à Champions
Para incentivar o uso dos pagamentos contactless, a Mastercard, criou um mecanismo de vantagens suplementares para os consumidores (através de um sistema de pontos que procura premiar a adesão aos pagamentos contactless).
O cliente estará a somar pontos sempre que efectuar uma compra nas lojas Bagga e pagar com cartão. Se o fizer com contactless, receberá dois pontos e se efectuar o pagamento com o sistema tradicional, com PIN, ser-lhe-á atribuído um ponto.
“Estes pontos serão o passaporte para o cliente assistir aos quartos-de-final da Champions League com o seu filho ou filha, de uma maneira muito especial. Serão oferecidos os bilhetes de avião, transfers de aeroporto, hotel com pequeno-almoço incluído, e ainda a possibilidade de disfrutar de experiência Player Escort”, afirma a Mastercard.
Para tal basta guardar todos os recibos ao pagar nas lojas Bagga com Mastercard contactless e inserir os códigos em https://mstr.cd/2tMTNiZ . Cada recibo equivale a um ponto e, se os clientes realizarem o pagamento com Mastercard contactless, vale a dobrar. Os recibos devem ser registados na plataforma até dia 29 de março. Todas as cafetarias da rede da Sonae estão abrangidas no passatempo, sendo válidos os recibos adquiridos nas compras nas 224 cafetarias.
Os dois participantes com mais tickets acumulados ganharão uma experiência aos quartos-de-final da Champions.