A Nissan Motor Co., Ltd. acaba de revelar os seus planos para lançar um número crescente de automóveis eletrificados, expandir e evoluir sistemas de condução autónoma e acelerar a conectividade dos seus automóveis, como parte do plano de médio prazo Nissan M.O.V.E. 2022.
Entre estes objetivos, a Nissan pretende atingir vendas de 1 milhão de automóveis eletrificados – sejam modelos elétricos puros ou com a motorização Nissan e-Power – anualmente no seu ano fiscal 2022.
Como parte do Nissan M.O.V.E. 2022, a empresa estabeleceu ainda outros objetivos:
- Desenvolver oito novos automóveis puramente elétricos, com base no novo Nissan Leaf;
- Lançar uma ofensiva de automóveis elétricos na China sob diferentes marcas;
- Introduzir um mini-veículo “kei car” elétrico no Japão;
- Lançar um crossover elétrico global, inspirado no Nissan IMx;
- Eletrificar novos modelos da Infinity, a partir do ano fiscal de 2021;
- Equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autónoma;
- e alcançar 100% de conectividade em todos os novos automóveis Nissan, Infiniti e Datsun vendidos nos principais mercados até ao final deste mesmo plano.
Philippe Klein, diretor de planeamento da Nissan, sublinha que “os nossos esforços estão focados na materialização da mobilidade inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação: condução autónoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.
Eletrificação nos grandes mercados mundiais
Como parte da estratégia de eletrificação, Klein anunciou que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China, liderada por um novo automóvel elétrico do segmento C ainda este ano, utilizando a tecnologia do Leaf. A ofensiva do produto também incluirá um EV acessível através da joint-venture da Aliança na China, a eGT New Energy Automotive. Este novo automóvel elétrico acessível será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela Dongfeng com base numa plataforma de SUV do segmento A.
Mais dois automóveis elétricos estão ainda a ser desenvolvidos sob a marca Venucia.
A Nissan continuará também a expandir sua tecnologia e-Power, já comercializada no Note e Serena no Japão.
A Nissan prevê que os automóveis eletrificados – incluindo automóveis elétricos puros e e-Power – representarão 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até 2025. Nos EUA, a expectativa é que o peso dos veículos eletrificados rondem os 20 a 30% até 2025, enquanto na China as previsões do construtor japonês apontam para 35 a 40% das vendas.
A Infiniti, divisão de luxo da Nissan, vai acelerar também a tendência de eletrificação, com novos modelos elétricos puros ou utilizando a tecnologia e-Power a partir do ano fiscal de 2021. Até 2025, a Infiniti espera que os automóveis eletrificados representem 50% das suas vendas globais.