No Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque foi anunciada uma campanha que pretende despertar as consciências para a importância dos veículos elétricos numa nova ordem mundial. A campanha tem o mote em inglês de “Drive Change. Drive Electric” (em português “Conduza a mudança, Conduza elétrico”).
Elaine Grady, conselheira sénior de políticas do organismo que gere a qualidade do ar nos estados norte-americanos do nordeste, sulinha que esta campanha, que assenta em publicidade e em parcerias estratégicas com várias empresas e instituições, tem o propósito de mostrar as vantagens da adoção de formas de propulsão elétrica e esclarecer o público com informações que, desejam os seus promotores, ajudarão a que os consumidores considerarem os veículos elétricos como os seus próximos veículos.
A campanha, tem o apoio dos fabricantes de automóveis, e abrange os estados de Nova York, Connecticut, Massachusets, New Hampshire, Rhode Island, Vermont e Nova Jersey.
“Esta é uma parceria histórica. Não é frequente assistirmos vários estados e grandes construtores de automóveis a se unirem para educar os consumidores sobre a tecnologia em que ambos acreditam”, refere Grady.
Grady faz notar que esta campanha resulta da perceção de que a indústria automóvel estava a progredir para a eletrificação, mas faltava a consciencialização dos consumidores.
“Os consumidores realmente não têm uma grande compreensão dos veículos elétricos, ou talvez as informações que têm estejam desatualizadas, ou não têm sequer informação suficiente para estarem confortáveis o suficiente para realmente considerarem-nos como opção de compra”, refere Elaine Grady que assume que uma larga porção de consumidores ainda se sente ansiosos por comprar um EV e outra revela as suas preocupações sobre a infraestrutura de carregamento.
Grady acredita que se a campanha for bem-sucedida e daqui resultar um acréscimo nas compras de veículos elétricos, esta onda “provavelmente empurrará todo o mercado para frente”, inclusive a dos postos de recarga.