A Volvo deu a conhecer o seu primeiro camião 100% elétrico. O FL Electric é um pesado de mercadorias de 16 toneladas pensado para a distribuição urbana e a recolha de resíduos.
Com muitas das cidades europeias a limitarem a utilização dos Diesel, os camiões eléctricos surgem como uma alternativa ecológica credível, sem fumos nem barulho (o que possibilitará que faça as suas rondas durante a noite, sem perturbar quem se encontra a dormir e desviando, dessa forma, tráfego das vias urbanas durante o dia).
O motor elétrico do FL pode garantir 130 kWh (174 cv) de forma contínua ou 185 kW (cerca de 250 cv) em picos, ao passo que o binário máximo é de 425 Nm.
A transmissão é de duas velocidades e a tração traseira.
“Com este modelo, permitiremos que as cidades que procurem um desenvolvimento urbano sustentável beneficiem das vantagens do transporte dos camiões eléctricos”, afirma Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks (na foto).
Haverá diferentes packs de baterias que fornecerão autonomias distintas, consoante as necessidades. O FL pode acomodar entre duas a seis baterias de iões de lítio entre 100 e 300 kWh, com a autonomia a ir de 100 km (variante base) a 300 km (com a opção de seis baterias).
Com carga rápida DC, são necessárias entre uma a duas horas para a bateria ficar cheia. Com um carregamento AC, de corrente alternada, e as baterias de 300 kWh são exigidas dez horas de ligação à tomada.
A produção em série e comercialização desta viatura acontecerá em 2019, ainda que haja já duas empresas suecas que estão a utilizar dois destes camiões eléctricos, a empresa de reciclagem Renova e a empresa de transportes TGM.
A experiência da Volvo em tecnologia elétrica vem da sua divisão de autocarros. Desde 2010, vendeu mais de 4000 bus elétricos.
Este FL é o primeiro de uma série de outros camiões eléctricos que a Volvo lançará.