No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo a partir de casa, utilizando uma aplicação, e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento.
Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.
A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento.
Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efetuando-se também através da aplicação.
Essa integração de serviços focados no utilizador, combinada com uma tecnologia inovadora, está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências. Porque uma coisa é certa: só podemos moldar a mobilidade do futuro em conjunto, com o cliente no centro de tudo o que fazemos, e com parceiros fortes, como a cidade de Hamburgo e o aeroporto de Hamburgo.
“O projeto piloto de estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro.” disse Johann Jungwirth, Diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen.
Estacionamento autónomo implementado em etapas
O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança.
Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.
A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.
Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos.
Como tal, serão capazes de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Para isso, os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultrassons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.
Visão antecipada da mobilidade urbana
Os testes de estacionamento autónomo em Hamburgo mostram-nos a forma da mobilidade urbana do futuro: novas soluções de mobilidade estão a alterar o papel tradicional do construtor automóvel, puramente orientado para a vertente da engenharia; novas parcerias estão a emergir e os clientes e as suas necessidades estão a tornar-se cada vez mais o ponto central. Johann Jungwirth adianta ainda: “O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamento autónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”.