O Festival Eurovisão da Canção que se realiza em Lisboa, de hoje, dia 8 de maio, até sábado, 12 de maio, vai dar a possibilidade aos fãs de votarem nos seus artistas favoritos, através de uma aplicação interativa que acompanha o voto oficial do Festival Eurovisão da Canção.

O Festival Eurovisão da Canção é acompanhado por mais de 200 milhões de espectadores. O concurso deste ano, sob o mote “All Aboard!” como reflexo da história de Portugal como nação marítima. ocorrerá em Lisboa, na Altice Arena. As semifinais serão realizadas nos dias 8 e 10 de maio e a final dia 12 de maio. O festival realiza-se, pela primeira vez, em Portugal, depois do triunfo de Salvador Sobral na anterior edição com a canção Amar pelos Dois.

Durante as semifinais e a grande final, os fãs vão poder usar a função Light Voting, que faz parte da aplicação oficial ESC (disponível em iOS, Windows Phone e Google Play), para votar em cada música durante a sua atuação. Dependendo dos pontos ganhos em cada canção na votação da Osram (uma das empresas patrocinadoras do evento), quatro monumentos em Lisboa – a Praça do Comércio, a Câmara Municipal, o Castelo de São Jorge e a estátua do Cristo Rei – serão iluminados nas cores correspondentes. Azul significa que uma música deixou os espetadores frios, enquanto vermelho na outra extremidade da escala significa que o desempenho estava quente. Os resultados serão imediatamente visíveis na cidade e via webcams em todo o mundo.

Mais de 800 projetores de entretenimento

A Osram será, de resto,parceiro oficial da iluminação de todo o espetáculo, o que significa que todos os jogos de animação de luz previstos para o Festival Eurovisão da Canção terão a sua assinatura. No Festival Eurovisão da Canção 2018, a plataforma para os artistas irá incluir 800 luzes das suas marcas de entretenimento Claypaky (em número de 750 moving heads) e ADB Stagelight (50 luzes estáticas).

Um dos destaques é o Axcor Profile 900, que fará a sua estreia oficial em Lisboa. “Este
projetor LED da Claypaky é o mais avançado do seu tipo no mercado. O seu
motor de luz LED branca de 880 W oferece 46.000 lumen. Estão também mais de 300
projetores da família Scenario no palco do ESC. Eles são equipados com lâmpadas de
1.400 W altamente eficientes da Osram, especialmente desenvolvidas para aplicações tão
exigentes. Os participantes da Eurovisão irão ser iluminados por Hepikos da Claypaky, um
híbrido entre feixe de luz/varrimento equipado com uma lâmpada Sirius HRI 440 W da
Osram e pelo novo Klemantis da ADB, uma luz de ciclorama assimétrica com base num
módulo LED de seis cores”,explica a marca.

As nossas soluções de iluminação altamente eficazes ajudam a transformar as performances dos artistas de todo o mundo em experiências inesquecíveis, carregadas de emoção”, declara Hans-Joachim Schwabe, diretor executivo da Specialty Lighting da Osram.

O técnico responsável pelo espetáculo de luzes é o designer de iluminação alemão Jerry Appelt, que também iluminou os concursos em Kiev em 2017 e em Estocolmo em 2016. Fique com uma pequena ideia do que foi o trabalho de iluminação no evento do ano passado, em Kiev, Ucrânia, vendo estes dois filmes que lhe propomos.

Artigo anteriorUm assistente pessoal em holograma ao seu serviço
Próximo artigoAtriz Margot Robbie apanha a vaga da sustentabilidade