O Grupo Allianz assume cada vez mais uma postura consistente na sua Estratégia de Sustentabilidade, estabelecendo novos objetivos e compromissos para uma economia de baixas emissões de carbono para as próximas décadas. A empresa alemã é uma das primeiras companhias de seguros a estabelecer metas climáticas de longo prazo, vinculadas ao objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados, presentes no Acordo Climático de Paris.
Assim, até 2040, num processo gradual, a Allianz irá excluir os seguros de bens e propriedades e investimentos particulares associados ao carvão e a cobertura de seguro de tais riscos. Além disso, irá reduzir a pegada de carbono das suas operações comerciais até esta data.
Em conjunto com entidades internacionais científicas, económicas e sociedade civil da SBTi – Science Based Target Iniciative – como a UNGC (UN Global Compact), o CDP (Carbon Disclosure Project), o WRI (World Resources Institute) e o WWF (World Wide Fund for Nature), até ao final do ano, a seguradora irá desenvolver as metas científicas e objetivos, através da abordagem ao critério de avaliação da ASG (Ambiente-Sociedade-Governação).
“Não temos tempo a perder. Não é uma questão de iniciarmos este percurso, mas sim de quão rapidamente conseguimos acompanhar esta mudança.
As mudanças climáticas geram enormes riscos económicos e sociais e estão já a prejudicar milhões de pessoas. Como seguradora líder, queremos promover a transição para uma economia que respeite o meio ambiente.” diz Para Oliver Bate, CEO da Allianz SE.
Em 2015, a comunidade internacional concordou em limitar o aquecimento global a menos de dois graus centígrados, para evitar os riscos associados às mudanças climáticas. A Allianz apoia esta transformação a longo prazo, como líder mundial no fornecimento de seguros especiais para unidades de produção de energia renovável e através do investimento em energias renováveis.
O Grupo Allianz investiu já mais de 5,6 mil milhões de euros em energias renováveis, construiu 81 parques eólicos e 7 parques solares na Europa e nos Estados Unidos. Só em 2017, a empresa disponibilizou mais de 165 produtos com valor ecológico e social significativos, gerando cerca de 1,2 mil milhões de euros em receitas.
A Allianz Portugal está inteiramente alinhada com o posicionamento da Casa-mãe, a avaliar também pelo Relatório de Sustentabilidade divulgado recentemente e que destaca que as operações por parte do Grupo visam ajudar a construir uma sociedade estável e com baixos níveis de emissões de carbono, acompanhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Consciente do papel fundamental desta área, a Allianz Portugal acaba de dinamizar o segmento do Allianz Auto para Elétricos & Híbridos, com um ajuste de tarifa em todos os seus pacotes e disponibilização de coberturas específicas para este tipo de veículos. A redução de preço resulta de uma análise de mercado consistente com a Estratégia de Sustentabilidade em curso.
O lançamento em Portugal desta abordagem dirigida aos automóveis Híbridos e Eléctricos faz parte desta estratégia, contribuindo para uma empresa cada vez mais inovadora e ambientalmente responsável.