A integração dos sistemas Google Assistant, Google Play Store e Google Maps no sistema de infotainment Sensus da Volvo irá elevar o modo como os clientes Volvo se conectam e interagem com os seus automóveis. “Serviços e aplicações desenvolvidas pela Google e pela Volvo Cars estarão disponíveis na Play Store e serão otimizadas para o sistema de Info-Entretenimento dos automóveis Volvo que terá como base o sistema Android”, explica o fabricante.
O anúncio tem como base a parceria estratégica anunciada em 2017 entre a Volvo e a Google.
“Ao trazermos os serviços da Google para os nossos automóveis estaremos a melhorar a nossa inovação e desenvolvimento ao nível dos serviços de conectividade. Em breve os nossos condutores terão acesso direto a milhares de aplicações que, tornarão não só as suas vidas mais simples como permitirão uma melhor experiência de conectividade integrada”, aponta Henrik Green, vice-presidente sénior da área de pesquisa e desenvolvimento do emblema sueco.
O Google Assistant proporcionará um interface central controlado por voz que permitirá aos condutores comandar as funcionalidades do automóvel (como o ar condicionado, por exemplo), e utilizar aplicações de música ou enviar mensagens. Esta integração contribuirá para a redução do nível de distração do condutor fazendo com que este mantenha, a qualquer momento, os olhos na estrada.
A integração do Google Maps na próxima geração do Sistema Sensus irá fazer com que os mapas e as informações de trânsito estejam sempre atualizados, proporcionando aos condutores sugestões de estradas alternativas.
Este novo sistema
estará disponível em breve.
“A Volvo Cars está comprometida no desenvolvimento de parcerias estratégicas que sejam capazes de alargar a gama de serviços de conectividade oferecidos aos seus clientes, dando assim resposta ao movimento de disrupção atualmente existente na indústria automóvel”, afirma a marca nórdica.
Ao mesmo tempo, a Volvo continua a desenvolver, internamente, as suas próprias aplicações, software e serviços de conectividade, utilizando para isso os seus próprios engenheiros de software.
“Esta é uma parceria estrategicamente importante para a Volvo Cars. A plataforma Android, os serviços da Google e a capacidade da empresa em desenvolver novas aplicações irão ajudar-nos a melhorar a experiência Volvo”, faz questão de realçar Henrik Green.