A terceira edição do programa de captação e aceleração de startups Protechting, projeto da Fidelidade e da Fosun, e que este ano se alarga ao banco alemão Hauck & Aufhäuser, recebeu 235 candidatos de 32 países, números que representam um crescimento de 51% face à edição anterior.
Assente na visão partilhada da Fidelidade e da Fosun que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro, o programa Protechting, que desta vez conta com um maior envolvimento da Luz Saúde, pretende fomentar uma cultura de acolhimento e desenvolvimento da inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio.
Este programa destina-se a apoiar projetos que melhorem a proteção das pessoas em três áreas – Healthtech, Insurtech e Fintech
Neste momento e como resultado das primeiras duas edições deste programa de incentivo à Open Innovation, seis startups (provenientes de quatro países diferentes) continuam a manter colaboração com o Grupo Fidelidade e com a Luz Saúde, contribuindo para a criação e implementação de soluções inovadoras.
Os vencedores em 2017
Vencedores 2017 – 2ª edição
Amiko (Itália), Bdeo (Espanha) e Visor.ai (Portugal) foram os três projetos vencedores da 2ª edição do Protechting, em 2017.
No último programa, foram apuradas três startups vencedoras (Amiko, Bdeo e Visor.ai) que, posteriormente, na China concorreram no Protechting | Innostar, uma competição dedicada à inovação, promovida pelo Grupo Fosun, em conjunto com o Governo local de Ningbo, na China.
A final desta competição internacional premiou a Bdeo – uma das três startups vencedoras do Protechting em Portugal com o primeiro lugar, entre 13 startups oriundas da China, Estados Unidos, Espanha, Itália e Portugal.
Fase de seleção em maio
A edição que se realiza este ano, a terceira, terá uma fase de seleção, a qual terá lugar ao longo do mês de maio e o Pitch Day para acesso ao Bootcamp decorrerá entre dia 29 e 30 de maio.
Os três melhores projetos finais serão premiados com um roadshow na China, com acesso a alguns dos maiores investidores mundiais, ou integrar e desenvolver o seu negócio na Fosun, Fidelidade, Luz Saúde ou Hauck & Aufhäuser.
O vencedor, com o melhor projeto de negócio, será ainda distinguido com um prémio monetário no valor de 10 mil euros.