Com um investimento de 75 milhões de euros e uma superfície construída de 18.000 m2 sobre uma parcela de quase quatro hectares, foi inaugurada em Aduna, no País Basco, uma fábrica de eletromobilidade.
A produção irá duplicar
em setembro, com a montagem
de um autocarro por dia.
A unidade fabril é da empresa Irizar, fabricante espanhol de autocarros e pesados, com versões elétricas e híbridas. A fábrica destina-se ao fabrico não apenas de autocarros elétricos, mas também de outros tipos de veículos industriais que complementam as necessidades de eletromobilidade das cidades.
A favor da sustentabilidade do projeto, a fábrica tem iluminação do edifício, quer exterior, quer interior, integralmente LED. Outro pormenor é a existência de um sistema de calefação com aproveitamento dos excedentes de vapor de uma empresa de instalações contíguas à fábrica da Irizar.
Na nova fábrica, que tem uma capacidade de produção inicial de mil viaturas/ano, montar-se-ão veículos e os seus principais componentes e sistemas elétricos.
A gama atual de veículos Irizar e-mobility contempla três modelos: Irizar ie bus, Irizar ie tram e Irizar ie truck.
Em termos de postos de trabalho, a fábrica arranca com 150 postos de trabalho, que irão passar a 200 no final deste ano, com previsão de alcançar entre 300 a 500 novos empregos nos próximos cinco anos.