Hoje, dia 5 de junho é Dia Mundial do Ambiente. Todos os anos, esta data é organizada em torno de um tema com o propósito de sensibilizar o público e de impelir todos, governos incluidos, para a tomada de medidas que possam, efetivamente, levar à melhoria do ambiente. O tema selecionado pela ONU para 2018 é “Beat Plastic Pollution”, ou seja, “derrotar a poluição do plástico“.
O convite vai no sentido de que todos podemos fazer alterações nas rotinas do quotidiano que promovam a redução da poluição de plástico, até porque a proliferação deste material derivado do petróleo tem levado a que o próprio fundo do mar se tenha vindo a tornar um tapete oceânico de lixo.
Veja o vídeo e pense nisso.
A Volvo Cars, por exemplo, adere à iniciativa, decidindo, globalmente, dedicar o Dia Mundial do Ambiente à limpeza de praias, rios e enseadas e contribuir, um pouco, para um futuro melhor. “Todos na Volvo, em todo o mundo, estarão algures, na manhã deste dia 5 de junho a apanhar lixo e ajudar a varrer o plástico das nossas vidas”, afirma a marca em comunicado.
Números da poluição de plástico no mundo
- Em cada ano, no mundo são usados 500 biliões de sacos de plástico.
- Em cada ano, pelo menos oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, o equivalente a um camião de lixo cheio de plástico a cada minuto.
- Na última década, produzimos mais plástico do que no último século.
- Metade do plástico que usamos é apenas usado uma vez.
- Compramos um milhão de garrafas de plástico todos os minutos.
- O plástico representa mais de 10% de todo o desperdício gerado.
Fonte: ONU