A Siemens, juntamente com a Scania, subsidiária da VW, vai desenvolver um novo teste piloto de transporte de mercadorias em camiões elétricos, utilizando alimentação por catenária, depois da aprovação do financiamento do projeto por parte do Governo germânico a que se havia candidatado.
O projeto decorrerá em estradas públicas na Alemanha, com duas viaturas Scania G 360 4×2 com diferentes níveis de hibridização. O propósito é estudar a eficácia da solução de “Trolleys” (em vez de packs de baterias de enorme dimensão) para realizar percursos de longas distâncias, reduzindo-se, assim, emissões locais.
Recorde-se que a Siemens lançou há dois anos um dispositivo-piloto destes na Suécia e, mais recentemente, na Califórnia, no entanto, tratam-se de curtas distâncias: na Suécia as catenárias prolonga-se durante cerca de dois quilómetros e na Califórnia (na zona do porto de Los Angeles) a extensão das linhas elétricas de alimentação é de 1,6 km.
Os testes vão arrancar em 2019
Desta feita, o propósito é aplicar o método de carregamento em vários troços de autoestrada (das alemãs A5 a sul de Frankfurt, A1 perto de Lübeck e B442 perto de Gaggenau) e, numa fase posterior, tornar a solução ainda mais abrangente.
Os camiões híbridos mudam automaticamente para o modo elétrico quando detetam e entram em contacto com a catenária.
Roland Edel, diretor tecnológica da divisão de mobilidade da Siemens, entende que o sistema da “eHighway é uma opção económica e sustentável para a descarbonização do transporte rodoviário”.
Só na Alemanha, calcula-se que o transporte de pesados gera cerca de 56 milhões de toneladas de CO2 em cada ano.
Os camiões Scania G 360 4×2, têm nove toneladas e são híbridos paralelos, com um motor de 13 litros com 360 cv alimentado a biocombustível combinado a um motor elétrico de 130kW e 1050Nm. As baterias de iões de lítio são de 5 kWh que permitem uma autonomia em modo elétrico até 3 km quando a viatura não está a circular ligada à catenária. O sistema possui 700 V de tensão.