Numa conversa no Twitter, com vários membros da comunidade internacional Tesla, surgiu o rumor de que o primeiro Model 3 de demonstração poderia chegar à loja da Tesla, em Lisboa, no final de agosto.

Apesar de não confirmada oficialmente, a notícia é interessante e bate certo com as nossas previsões de que o primeiro Tesla Model 3 chegaria, o mais tardar, no quarto trimestre de 2018.

Tal não significa que as entregas dos primeiros exemplares no nosso país aconteçam antes de 2019. Mas, com o mercado americano e canadiano a ver concretizada boa parte das reservas para o modelo Long Range (75 kWh), o único até agora entregue aos clientes, torna-se previsível que rapidamente esta versão chegue à Europa.

Trata-se de uma versão mais dispendiosa que, nos Estados Unidos, tinha um preço-base de 44 000 dólares. A versão de acesso, com pack de baterias de 50 kWh, com preço anunciado de 35 000 dólares nos EUA, ainda não tem prazos de entrega confirmados.

No entanto, há algumas semanas, a Tesla anunciou que passaria a vender o Model 3 com o Premium Interior incluído, o que acrescenta 5000 dólares ao preço-base.

Como tal, neste momento, o TM3 mais acessível nos EUA custa 49 000 dólares. Desconhece-se de momento, se o modelo Standard Range será alguma vez comercializado pelos iniciais 35 000 euros ou se só surgirá com o Premium Interior, elevando o preço-base real aos 40 000 dólares.

O Dual Motor

Numa tentativa de maximizar as receitas com as versões mais dispendiosas, a Tesla anunciou há algumas semanas mais duas versões. A primeira é o TM3 Dual Motor que, como o nome indica, combina o motor de magneto permanente no eixo traseiro com um motor dianteiro de indução AC.

Apesar de indicar a mesma autonomia de 310 milhas (499 km) do Long Range, a expectativa geral é a de que, como os dois motores têm características diferentes, a combinação do seu desempenho possa, pelo menos, anular o acréscimo de peso do motor dianteiro. 

De notar que o Tesla Model 3 LR, nos testes levados a cabo pela EPA (United States Environmental Protection Agency), alcançou 334 milhas (537 km) com uma carga. Foi a pedido da Tesla que a autonomia oficial ficou definida nas  310 milhas (499 km). Os proprietários Tesla atingem e superam mesmo este resultado com frequência. 

A versão desportiva

O segundo modelo é a variante desportiva do TM3 Dual Motor. Recebe a designação Performance, com nos outros modelos Tesla. Tem cerca de 450 cavalos, acelera dos 0-100 km/h em 3,5 segundos e em breve receberá um track mode, para o tornar mais eficaz em condução desportiva ou em circuito.

É este o modelo que é referido como a alternativa ao BMW M3, a berlina desportiva do construtor germânico, com motor convencional de combustão interna a gasolina. Pelo menos, por enquanto.

O Tesla Model 3 P pode (e deve) receber o Performance Pack que inclui jantes de 20’’ e pneus Michelin Pilot Sport, spoiler traseiro em fibra de carbono, suspensão mais baixa, pedais em alumínio, travões Brembo mais potentes e o acesso à velocidade máxima de 249 km/h. Este pack é uma opção que custa, nos EUA, 5000 dólares.

De notar que, apesar da nossa estimativa do preço base do TM3 Performance ser de 74 900 €, consideramos que o Performance Pack e o Auto-Pilot são opções essenciais que, neste caso, acrescentam 10 800 euros àquele valor.

Realçamos também que a cor sem custos é o preto sólido e o interior em pele sintética também em preto. Alteração de cor exterior ira custar, segundo as nossas contas, 1050 € ou 1600 € para as duas opções multi-camada (branco ou vermelho). O interior em pele sintética branca custará 1600 €. Não será, pois, difícil um TM3 Performance bem equipado rondar um preço final de 90 000 €.

Estimativas de preço

Para atualizarmos as nossas estimativas sobre os preços do Tesla Model 3 em Portugal, incluíndo os novos modelos, utilizamos o mesmo sistema de cálculo do artigo anterior, realizado em conjunto com o Tesla Club de Portugal. Estabelecemos um fator de ponderação, comparando os preços em dólares dos Model S e Model X com os preços em Euros em Portugal.

Como nos Estados Unidos as três versões do Model 3 passaram a ter o Premium Interior incluído, foram esses os preços de partida. 

Utilizámos o preço do modelo-base com e sem Premium Interior apenas como exercício teórico.

Aqui ficam as nossas estimativas atualizadas, para os preços de venda, packs e opções:

Agradecemos a colaboração de João Pedro Massena e do Tesla Club de Portugal para a elaboração deste artigo.

0 0 votes
Article Rating
Artigo anteriorOs M da BMW avançam para a eletrificação
Próximo artigoEscolhe sempre o melhor para si? Fizemos um teste a quatro pessoas
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Martins
Filipe Martins
6 anos atrás

Esses preços são todos sem IVA?