A empressa chinesa de energia solar Hanergy, através da sua filial Donghan New Energy Automotive Technology, firmou uma cooperação estratégica com a Bluecar, subsidiária da Bolloré, para o desenvolvimento e produção de carros elétricos solares.

A parceria prevê ainda o estabelecimento de centros de pesquisa e fábricas na Ásia, África e América. A cooperação também abrange o desenvolvimento de baterias de estado sólido.

A Hanergy especializou-se na produção de painéis fotovoltaicos muito finos. Há dois anos, a empresa tinha apresentado quatro veículos equipados com estes painéis de pouca espessura, cuja produção poderia começar no espaço de três ou quatro anos. Eram eles o
Hanergy Solar R, Hanergy Solar O, Hanergy Solar L e o Hanergy Solar A.

Este acordo com a Bolloré pode, assim, vir a viabilizar este projeto.

De acordo com a Hanergy, seria possível carregar com a energia solar um carro entre 5 a 6 horas para o dotar de energia necessária para percorrer 80 km.

Em alternativa, podem também ser carregados num posto convencional. A sua autonomia é de 350 km.

Germânica Sono Motors prepara Sion

Também outro construtor, a germânica Sono Motors, fundada em 2016, está a desenvolver o Sion, um EV que dispõe de células fotovoltaicas na sua carroçaria para carregar as suas baterias (este veículo pode também ser carregado através de uma tomada convencional).

Os planos da Sono são para que no 2º semestre de 2019 comece a produzir o Sion, havendo já 5000 encomendas. O Scion tem 250 km de autonomia, devendo custar 16.000 euros.

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Dani
Dani
6 anos atrás

Excelente inovação!

Nuno
Nuno
6 anos atrás
Reply to  Dani

Não é muito interessante este conceito para a economia de mercado e assusta os produtores e revendedores de energia, esses preferem apenas os que carregam na tomada ou na mangueira do posto de abastecimento deles!
No negocio da disponibilização da energia, os Estados também ganham através dos impostos como por exemplo o IVA, o que torna infelizmente o desenvolvimento desta tecnologia menos apetecida para os investidores, visto que querem ganha em tudo o que mexe e não quem ter a energia que nos chega do sol, grátis!

claudio
claudio
3 anos atrás

em países como o Portugal com mais de número médio anual de horas de Sol, que varia entre 2.200 e 3.000, e preferível deixar o carro a carregar do que estar a estragar pintura mas não em Portugal tudo ao contrario