Depois de ter já lançado, em 2017, a primeira T-Shirt de algodão 100% sustentável com certificação Cradle to Cradle Gold, a C&A optou agora por desenvolver uns jeans também totalmente sustentáveis.

Cradle to Cradle ou C2C em inglês significa “do berço ao berço”. Essa expressão foi lançada em 2002 pelo arquiteto americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart. O conceito C2C está associado à economia circular de reutilização contínua, surgindo em oposição à ideia “do berço ao túmulo”, o qual descreve um processo linear de extração, produção e descarte.

Para se chegar a estes jeans, foi necessária uma estreita colaboração entre a C&A e a Fashion for Good, assim como com diversos fornecedores e com o Cradle to Cradle Products Innovation Institute.

“Todas as propriedades dos materiais foram avaliadas com o objetivo de garantir que estariam conformes com os rigorosos standards da Cradle to Cradle.

“Todos os componentes foram otimizados para garantir que só se utilizam materiais não tóxicos no fabrico deste produto. Durante o processo de fabrico, apenas foi utilizada energia renovável e aplicaram-se os mais elevados padrões sociais, o que resulta num produto desenhado para ser sustentável ao longo de todo o seu ciclo de vida”, conclui Jeffrey Hogue.

O preço dos novos jeans sustentáveis da marca, disponíveis para Homem e Mulher, é de 29 euros.

Esta marca de roupa afirma que os jeans são uma peça de roupa mais complexa, uma vez que são feitos a partir de diferentes componentes e requerem numerosos processos produção para o seu fabrico.

“Neste caso, os fornecedores e as fábricas foram eleitos cuidadosamente e os materiais utilizados foram testados e certificados. Alguns elementos, como o forro e o fio utilizado para coser, foram totalmente reformulados, para garantir que seriam sustentáveis”, refere a C&A.

“Desenhar os jeans mais sustentáveis do mundo foi um enorme desafio, no qual as nossas equipas trabalharam com muito afinco durante mais de um ano” – Jeffrey Hogue, Diretor geral de sustentabilidade da C&A

Todos os artigos sustentáveis da C&A são comercializados sob a alçada da campanha #WearTheChange, lançada na primavera de 2018.

“A grande finalidade desta campanha é juntar produtos com diversas características distintivas que os tornam mais sustentáveis quando comparados com artigos fabricados da forma convencional, mostrando ao cliente final que a moda sustentável pode ser igualmente atrativa e com preços acessíveis”, refere a marca de vestuário.

O vestuário certificado pela C2C é concebido de forma natural, com produtos considerados nutrientes biológicos – concebidos para serem reutilizados, transformados em novos produtos ou convertidos em adubo de forma segura.

as T-Shirts com certificação CTC Gold podem ser colocadas junto dos resíduos compostáveis, em casa.

Esta abordagem ao design de produtos permite que os produtores de algodão orgânico cultivem o algodão sem recurso a fertilizantes e pesticidas prejudiciais e evita que os intervenientes nos processos de produção sejam expostos a químicos nocivos.

Além disso, ao usar energias renováveis e ao compensar as emissões de carbono e ao fazer a limpeza da água usada no processo de produção, os produtos certificados pela C2C apoiam a saúde dos ecossistemas e das comunidades em que são produzidos, bem como a saúde do planeta.

Para promover o fabrico de roupa sustentável, o Guia da Fashion for Good intitulado “Desenvolver Jeans Certificados pela Cradle to Cradle” será publicado juntamente com o lançamento destes jeans.

Este guia vai oferecer gratuitamente informação sobre como criar jeans “circulares”, com o objetivo de ajudar outras empresas a cumprir os requisitos do Programa de produtos Certificados pela Cradle to Cradle.

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