O mais recente “concept car” da Opel é um SUV elétrico de cinco portas. Constituindo uma antevisão sobre o que reserva o futuro dos modelos da marca, o novo GT X Experimental assume as formas de um SUV com perfil coupé.
O seu nome tem raízes na designação do primeiro concept car da Opel – e o primeiro concept apresentado por um fabricante europeu – o Experimental GT de 1965.
A letra “X” sublinha a intenção da Opel de desenvolver ainda mais a sua influência no mercado SUV. A marca prevê que uma fatia de 40% das suas vendas em 2021 seja de SUV.
Trata-se de um modelo de 4,063 metros de comprimento, uma largura de 1,830 metros e uma altura de 1,528 metros. A distância entre eixos é de 2,625 metros.
Para melhor se perceber o seu tamanho, comparamo-lo aqui à restante gama de SUV do fabricante de Rüsselsheim:
Construído sobre uma arquitetura de baixo peso, este protótipo é um automóvel elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh, capaz de receber carga por indução.
A estratégia da Opel é de oferecer versões elétricas de cada modelo seu em 2024.
O veículo não pretende oferecer condução autónoma plena. No entanto, possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que o automóvel é capaz de se encarregar de todas as vertentes da condução, mas o condutor tem de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.
Portas com abertura de 90 graus
“O GT X Experimental dá uma ideia clara de como nós, na Opel, vemos a mobilidade do futuro”, diz Michael Lohscheller, CEO da Opel.
O acesso ao interior do GT X Experimental é desprovido de obstáculos, graças a portas traseiras de abertura antagónica e todas as portas com abertura de 90 graus. O para-brisas panorâmico estende-se até aos lugares traseiros, o que confere luminosidade especial ao habitáculo e reforça a sensação de espaço.
Os tradicionais espelhos retrovisores são substituídos por pequenas câmaras integradas no friso amarelo junto ao capot.
Este protótipo mostra o lado dedicado ao produto do plano estratégico “PACE!” apresentado em novembro de 2017. Pretende associar a Opel a três pilares: marca alemã, acessível e emocionante.
Sendo um concept, este modelo adota algumas soluções menos convencionais. É o caso das formas geométricas triangulares gravadas na parte traseira da embaladeira do lado do condutor.
Uma delas tem integrado um pequeno ecrã LED hexagonal que mostra o nível de carga da bateria que o condutor tem à sua disposição.