Já aqui tinhamos falado de que a Audi iria revelar na famosa localidade de Pebble Beach (Califórnia, EUA), um protótipo superdesportivo 100% cento elétrico, o PB18 e-tron.
É chegada a hora de o conhecer, com a ênfase de ser a primeira vez que este construtor apresenta um concept em Pebble Beach, em Monterey, Califórnia.
O PB18 e-tron tem semelhanças com outro protótipo da marca – o Audi Aicon (na foto), de 2017.
O 100% elétrico Audi PB18 e-tron sugere uma visão radical para um veículo desportivo de alto desempenho do futuro. Sem funções de condução autónoma.
O modelo, de tração integral quattro, pesa 1550 kg, tendo uma construção que é um misto de compósitos de alumínio e carbono.
Três motores
Em termos de dimensões, o PB18 e-tron tem 4,53 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,15 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,70 metros e as jantes de 22” (com pneus 275/35 à frente e 315/30 atrás).
Este concept car usa três motores elétricos – um na frente e dois na traseira – os quais entregam uma potência de até 150 kW para o eixo dianteiro e de 350 kW para a traseira. A potência máxima é de 500 kW (670 cv) que pode, com função boost, ser temporariamente de até 570 kW (775 cv).
0-100 km/h em pouco mais de 2 segundos
O binário combinado é de até 830 Nm, com o modelo a ser capaz de proporcionar uma aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos – uma velocidade que difere apenas marginalmente de um protótipo atual de LMP1.
As baterias de estado sólido têm 95 kWh e a autonomia deste desportivo é de 500 km (ciclo WLTP). De acordo com a Audi, o PB18 e-tron foi já desenhado para poder receber cargas com 800 volts, algo que permite um carregamento máximo em cerca de 15 minutos.
O automóvel também pode receber cargas por indução, por intermédio do Audi Wireless Charging (AWC).
Não há indicação quanto a uma possível entrada em produção deste carro que poderia funcionar como um herdeiro do R8 e-tron.