Rivian Automotive é uma startup norteamericana de Michigan fundada em 2009 que começa agora a mostrar-se. Trata-se de uma empresa que está a desenvolver uma plataforma única para elétricos, adaptável a diferentes modelos.

Os dois primeiros veículos a serem anunciados são uma pickup de cinco lugares (apontada para 2020) e um SUV de grandes dimensões para sete pessoas dispostas em três filas de bancos numa configuração 2+3+2 (cuja data de lançamento será posterior à da pickup).

A empresa foi criada em 2009 como Mainstream Motors na Florida, tendo mais tarde a sua designação sido alterada para Avera Automotive, antes de se tornar Rivian Automotive em 2011.

Segundo as informações disponíveis, qualquer um desses veículos terá autonomias de até 724 km e potências até 800 cv, com os seus preços a oscilarem numa faixa compreendida entre os 50 mil dólares (cerca de 43 mil euros) e os 100 mil dólares (algo como 86 mil euros).

Os responsáveis deste novo construtor anunciam performances de 2,8 segundos para cumprir os 0-100 km/h. Mais: prometem capacidades off road superiores às da Land Rover e da Jeep, em termos de travessia a vau ou de vencer inclinações acentuadas.

A plataforma em desenvolvimento está a ser desenhada para poder ser fornecida a outros construtores, o que permitirá também capitalizar o investimento.

Esta nova empresa fixa um objetivo de produção de 50 mil carros anualmente numa fábrica adquirida à Mitsubishi em Normal, cidade localizada no estado americano de Illinois, no Condado de McLean.

A Rivian, que também tem um centro de pesquisa em matéria de veículos autónomos em San Jose, na Califórnia, tem previsto mostrar os seus carros no salão de Los Angeles que irá decorrer entre 30 de novembro e 9 de dezembro de 2018.

 

Artigo anteriorEUA vs. Rússia: a Guerra Fria estende-se aos elétricos
Próximo artigoValores de consumos irreais custaram-nos 1,6 mil milhões de euros