Poucos dias após a Jaguar ter anunciado que o seu I-Pace tinha estabelecido um recorde de velocidade para carros elétricos de produção na pista de Laguna Seca (que aqui noticiámos), EUA, a Lucid Motors fez saber que o seu próximo modelo bateu por menos de sete segundos o tempo de 1:48,18 do Jaguar. O feito da Lucid Motors, alcançado por um engenheiro da marca e não por um piloto profissional, está registada neste vídeo. Novo máximo: 1:41.67.
O recorde reveste-se, todavia, de polémica. Isto porque para efeitos oficiais, o recorde da Lucid Motors não foi conseguido por um veículo de produção, mas um protótipo.
Embora a Lucid Motors, empresa de Silicon Valley, alegue que toda a configuração do carro será a que estará presente nos stands, o facto é que o exemplar de 1000 cv de potência que esteve na pista tinha ligeiras diferenças, como um interior despido (para retirar peso) e com rollcage (para melhorar a rigidez do conjunto), bancos desportivos e travões mais leves e eficientes. Os pneus usados eram Pirelli P Zero PZ4 de 21 polegadas.
Atingida esta marca, os homens da Lucid regressaram à pista com outros pneus, desta feita os Pirelli P Zero Trofeo R, logrando uma cifra ainda melhor, de 1:39.30. Estes pneumáticos embora sejam de estrada, são considerados de competição, sendo usados em track days.
Homologado ou não, será, porém, seguramente uma questão de tempo para este género de recordes ser formalmente batido e até sucessivamente (quer em Laguna Seca, quer noutros circuitos), o que atesta as potencialidades em termos de performance dos veículos elétricos.
E, por certo, tanto a Lucid Motors, como outras marcas (inclusive a Tesla), em breve, voltarão ao ataque para conseguirem este e outros recordes.
A febre da velocidade está a aquecer com os EV!