A associação ambientalista Zero, indica que, em 2018, a estação de monitorização de qualidade do ar localizada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, registou algumas melhorias no que diz respeito aos níveis de NO2, um poluente geralmente associado com o tráfego automóvel.
Assim, no que diz respeito a este poluente, em 2018 e até à data, foram registadas apenas três ultrapassagens ao valor-limite horário de NO2 (de 200 µg/m3), do total de 18 ultrapassagens permitidas por lei.
No entanto, salienta a Zero, o valor-limite anual de NO2 estabelecido por lei (40 µg/m3) apresenta uma tendência de continuar a ser novamente ultrapassado em 2018, tendo esta estação registado uma média de 51,2 µg/m3 até agora.
“Estes resultados mostram que, apesar das medidas introduzidas para a redução do tráfego automóvel no centro de Lisboa terem tido alguns benefícios em termos de melhoria da qualidade do ar, é preciso que as autoridades estabeleçam medidas mais exigentes, nomeadamente a restrição de veículos mais poluentes a gasóleo no centro da cidade”.