A 17ª edição da Semana Europeia da Mobilidade encerra este sábado, dia 22 de setembro, com a realização do Dia Europeu sem Carros.
Portugal atingiu este ano um recorde de participações (mais 31 do que na edição anterior) com a adesão de 94 municípios e, respetivamente, 98 localidades assegurando, assim, a maior participação de sempre neste compromisso.
“O aumento significativo neste ano permite encarar com otimismo o compromisso nacional com as medidas e objetivos desta campanha em Portugal”, considera a Associação Portuguesa do Ambiente (APAP), enquanto entidade promotora e coordenadora nacional desta campanha.
Slogan para 2018
Sabia que…
Foi no ano 2000 que se assinalou o primeiro Dia Europeu sem Carros? Em Portugal aderiram, nessa altura, os concelhos de Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.
A nível europeu, sob o slogan “Combina e Move-te”, superaram-se os números das edições anteriores com a adesão de 53 países (mais 3 do que em 2017) e 2672 localidades (mais 147 do que no ano passado).
A Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, apontou 2018 como o “Ano da multimodalidade”, em que a Comissão Europeia pretende reforçar a importância da multimodalidade no sistema de transporte da União Europeia.
Compromisso duradouro de autarquias
A “multimodalidade” no setor dos transportes, ou “transporte multimodal”, é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem.
Para além das ações de promoção e sensibilização que decorrem durante a realização desta campanha, cada município assume um compromisso duradouro, investindo em medidas que concretizem e permitam atingir o objetivo principal desta campanha, viver-se em cidades e vilas mais sustentáveis, assegurando-se uma mobilidade mais sustentável.
Portugal contribui todos os anos com a implementação de várias medidas permanentes, pelo que este ano serão ultrapassadas as 3656 medidas, desde a 1ª edição.