Troleicarros acabaram de ser mostrados e já receberam encomenda

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Troleicarros acabaram de ser mostrados e já receberam encomenda
Os Crealis In-Motion-Charging podem também circular com recurso às baterias durante 25 a 40% do seu percurso, ou seja, sem estarem agarrados às catenárias

Limoges, em França, vai ser a primeira cidade do mundo a receber os primeiros exemplares do novo autocarro Crealis In-Motion-Charging da Iveco. A encomenda foi feita no decorrer do Salão de Veículos Comerciais de Hanoover, Alemanha (IAA 2018), onde, de resto, foi desvendado.

O Crealis In-Motion-Charging foi nomeado “Sustainable Bus of the Year 2019” (“Autocarro Sustentável do Ano 2019”), na categoria “Urban”.

Este autocarro elétrico é um trólei – à semelhança dos cinco troleicarros da cidade de Coimbra que servem as linhas nº 4 (Estação Nova–Olivais/via Conchada e Celas) nº 103 (Estação Nova–Olivais/via Universidade e Penedo da Saudade) –, o que permite rentabilizar o seu tempo de circulação, pois não é desperdiçado tempo operacional para recarregar as suas baterias, dado que o carregamento faz-se enquanto o veículo efetua os seus trajetos ligado às catenárias.

Para preservar a qualidade arquitetónica dos centros das cidades, os veículos Crealis In-Motion-Charging podem também circular com recurso às baterias durante 25 a 40% do seu percurso, ou seja, sem estarem agarrados às catenárias.

Estes autocarros In-Motion-Charging têm 18 metros, adequando-se, especialmente, a serviços expresso em linhas dedicadas, como BRT – Bus Rapid Transit.

Sabia que…
… em Portugal, Coimbra foi a primeira cidade a introduzir, em 1947, os troleicarros? As cidades do Porto (em 1959) e Braga (em 1963) também adotaram este tipo de transporte, mas abandonaram a solução em 1997 (Porto) e 1979 (Braga). Coimbra ainda tem os troleicarros em circulação atualmente.

Sylvain Blaise, vice-presidente da Iveco e responsável pela IVECO BUS, salienta que, com “esta instalação In-Motion-Charging, vamos continuar a apoiar todas as autoridades de transportes que decidiram optar pela eletromobilidade. Estamos muito satisfeitos pela confiança demonstrada pelas autoridades de Limoges ao optar pelo nosso novíssimo autocarro elétrico Crealis”.

Há mais de 50 anos que a “Limoges Métropole” utiliza tróleis no seu serviço de transportes públicos, tendo atualmente ao serviço 30 tróleis.

Gérard Vandenbroucke, presidente da Limoges Métropole, refere que “há muitas décadas que utilizamos de tróleis na nossa cidade e é com muita satisfação que somos os primeiros em França a encomendar esta nova geração de veículos. O Crealis In-Motion-Charging confirma que a eletricidade é o caminho a seguir no que respeita à transição energética nos transportes públicos”.