Num anúncio surpreendente aravés do Twitter, Elon Musk deu a conhecer que vai estar disponível uma nova versão do Model 3 da Tesla com uma autonomia de 260 milhas, ou seja, cerca de 418 km.
O mais relevante desta nova variante é que, numa altura em que muitos clientes Tesla esperam pela versão base do modelo e ainda antes dessa aguardada versão de entrada na marca ser lançada, Elon Musk acena agora com um “mid-range”, o qual, até ao lançamento da versão base, irá assumir-se como o Model 3 mais barato.
45 mil dólares antes de descontos
O preço nos EUA deste “mid-range” rondará os 45 mil dólares, antes dos descontos possíveis de ter com os benefícios fiscais para a aquisição do modelo (com os descontos, no Estado da Califórnia, o configurador da marca coloca o modelo a custar 33.200 dólares, ainda que Musk, num tweet, tenha aludido a um valor de 35 mil dólares).
Deste modo, na gama futura do Model 3 passará a existir a par do Tesla Model 3 “base” (50 kWh) e do Tesla Model 3 “Long Range” (75 kWh), esta variante intermédia, cuja capacidade de energia ainda não foi divulgada.
A Tesla afirma que montou neste “mid-range” o mesmo pack de baterias da unidade de maior fôlego e prestações, mas com menos células.
Embora não haja, neste momento, a informação precisa da capacidade da bateria, a nossa dedução é que possamos estar perante uma unidade de 65 kWh, um dado a confirmar posteriormente quando forem conhecidos mais detalhes acerca do veículo.
Diferenças entre a “Long Range” e esta nova versão
A versão de maior autonomia do Model 3 custa nos EUA a partir de 49 mil dólares, oferecendo 310 milhas (quase 500 km) e registando uma velocidade máxima de 233 km/h.
Numa projeção Welectric/Tesla Club de Portugal, estimamos que o Tesla Model 3 “base” (50 kWh) teria em Portugal um preço a rondar os 41 000 euros (cerca de 47 000 euros, se tiver o Interior Premium). A versão “Long Range” (75 kWh) rondaria os 57 000 euros.
Esta versão intermédia agora anunciada assinala uma velocidade de ponta de 201 km/h.
Por seu lado, a versão de maior autonomia acelera dos 0-100 km/h em 4,5 segundos, ao passo que esta, de menor alcance nos quilómetros que com uma única carga consegue percorrer, garante um sprint 0-100 km/h em 5,6 segundos.
Dual Motor apenas com AWD
Com a entrada em cena desta variante intermédia, a Tesla reformula a configuração do próprio Model 3.
Assim, o Model 3 de maior capacidade passa a estar disponível unicamente com dois motores (dual motor) e tração integral.
As versões com tração traseira dos exemplares de 75 kWh, deixarão de existir, de modo a relegar essa especificação RWD para o novo “mid-range”, o qual, sendo RWD, disporá apenas de um motor elétrico para o eixo posterior.