O Iveco Stralis NP 460 recebeu o prémio “Camião Sustentável do Ano 2019” (“Sustainable Truck of the Year 2019”), na categoria “Tractor”. A distinção foi entregue no Ecomondo 2018, evento internacional que junta numa única plataforma todos os setores industriais da economia circular.
O troféu é organizado com o apoio da revista italiana “Vado e Torno” em colaboração com a Lifegate e em parceria com o Instituto Politécnico de Milão.
Naquela que foi a sua 3ª edição, este prémio distingue as inovações mais importantes em matéria de transportes limpos.
Nova visão para os transportes
Pierre Lahutte, presidente da marca Iveco, destaca o acto deste galardão surgir “num momento muito importante para as tecnologias alternativas de tração. Com efeito, há poucos dias, o Parlamento alemão aprovou a isenção de pagamento de portagens para os camiões a GNC e GNL. A estratégia que até há muito pouco tempo foi considerada ‘visionária’, está agora a tornar-se realidade: a sociedade e o mundo estão a avançar, criando uma nova visão para os transportes, não como uma fonte de poluição, mas com um sector a ser visto numa perspetiva de sustentabilidade ambiental”.
Segundo Lahutte, “esta visão pode tornar-se realidade através de uma economia circular baseada no biometano, onde energia é gerada a partir de resíduos orgânicos ou agrícolas, com retorno ao ciclo natural de recursos”. Perante este cenário, o presidente da Iveco considera que o Stralis NP 460 confirma “que o gás é a resposta mais eficaz na abordagem do impacto ambiental do transporte rodoviário de longo curso”.
Redução de 99% nas partículas face ao Euro VI
O Stralis NP 460 está equipado com um motor Cursor 13 NP e tem uma caixa automatizada Hi-Tronix de 12 velocidades, apresentando uma redução de 99% nas partículas em suspensão e uma redução de 90% nas emissões de NO2, face às normas Euro VI, bem como uma redução de 95% nas emissões de CO2 na versão biometano.
Por outro lado, as tecnologias de ponta e os serviços IVECO dedicados à optimização da eficiência do consumo de combustível em estrada resultam numa redução de 9% no Custo Total de Propriedade (TCO) em comparação com a versão diesel equivalente, com até 15% de redução do consumo de combustível, o que se traduz em poupanças bastante significativas.