A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel.

Após o anúncio da recente parceria estabelecida com a NVIDIA, no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, a empresa anuncia agora novas parcerias no capítulo da electrificação com a FreeWire e condução autónoma com a Baidu.

Zaki Fasihuddin, CEO – Volvo Cars Tech Fund

“Como se sabe o futuro da Volvo Cars é elétrico conforme consta do nosso compromisso de eletrificação de toda a gama. Para ser possível uma maior aquisição de automóveis elétricos, o seu carregamento tem de se tornar tão simples como a ida à bomba de gasolina. O nosso investimento na FreeWire representa um reforço da ambição da empresa nesta área.” Zaki Fasihuddin, CEO – Volvo Cars Tech Fund

Eletrificação com a FreeWire

A Volvo Cars adquiriu parte da FreeWire Technologies. Esta aquisição foi realizada através do Volvo Cars Tech Fund, um novo fundo de investimento destinado ao apoio a start-ups tecnológicas que demonstrem elevado potencial.

A FreeWire é uma empresa norte americana que tem sido pioneira no desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido para automóveis eléctricos. A Freewire tem vindo a especializar-se tanto em soluções de carregamento estacionário como em soluções móveis permitindo assim o desenvolvimento de uma rede de pontos de carregamento mais vasta e rápida.

Este investimento reforça o compromisso com a eletrificação da Volvo.

“Com a Baidu estamos a dar um grande passo com vista ao início da comercialização dos automóveis compatíveis com a condução autónoma e construidos com base na tecnologia ímpar da Volvo em segurança automóvel. A China está bastante desenvolvida no tema da condução autónoma e a Baidu representa um papel fundamental. Este mercado oferece enormes oportunidades para o estabelecimento de frotas automóveis autónomas.”
Håkan Samuelsson, President & Chief Executive – Volvo Cars

Condução Autónoma com a Baidu

A Volvo Cars anunciou também uma parceria com a Baidu, o maior motor de busca na China, para o desenvolvimento conjunto de modelos elétricos e de condução autónoma destinados ao mercado daquele País.
A Volvo é o primeiro construtor automóvel estrangeiro que irá colaborar de uma forma tão próxima com a Baidu no desenvolvimento destes veículos. Para além do desenvolvimento, a parceria permitirá que as empresas vendam estes automóveis a clientes chineses, destacando as ambições da marca sueca em se tornar uma referência nas empresas de mobilidade mundial.
Esta constitui a primeira parceria deste tipo na China tendo a Volvo sido escolhida em função da sua tradição em matéria de segurança automóvel.
A Baidu irá contribuir neste acordo através do fornecimento da sua plataforma de condução autónoma Apollo enquanto a marca sueca irá oferecer o seu know-how e tecnologia automóvel avançada.

Håkan Samuelsson, President & Chief Executive – Volvo Cars
Artigo anteriorWebsummit 2018 e o automóvel do futuro
Próximo artigoDiário do SCEWC: World City Awards distingue várias cidades