A realidade virtual está cada vez mais ao serviço da indústria automóvel e a BMW mostra como é que o nascimento do novo Série 3 teve, também, por base pesquisas neste campo. Antes mesmo do automóvel ser palpável e realidade.
“Alguns meses antes de a produção do novo BMW Série 3 ser lançada em Munique, os especialistas do Grupo BMW instalaram unidades de produção individuais
num mundo virtual. Isto incluiu, por exemplo, a pré-montagem do cockpit, ou seja, quando o cockpit é montado antes de ser instalado no veículo”, declara a marca bávara.
A base para este tipo de planeamento são os dados de fábrica 3D digitalizados.
Isto significa que para se chegar a um modelo de antevisão da realidade, especialistas de construção, sistemas, logística e montagem, juntamente com funcionários de produção, juntaram-se para avaliar toda a nova área de produção em realidade virtual, e testar novos procedimentos em 3D.
Durante vários anos, o Grupo BMW capturou as estruturas reais das suas plantas em formatos digitais, com precisão milimétrica, usando scanners 3D especiais e câmaras de alta resolução. Isto criou uma imagem tridimensional da produção na forma de um cloud diagram.
“A tecnologia de Realidade Virtual permitiu-nos estabelecer unidades de produção para a pré-montagem dos cockpits de forma rápida e eficaz. Instalações de teste demoradas, que replicam a unidade de produção nas suas dimensões reais, deixaram de ser necessárias. E o facto de todos os especialistas envolvidos – desde peritos em logística, responsáveis de planeamento de sistemas e funcionários de produção – terem conseguido facilmente trocar ideias nas fases mais iniciais, foi uma mais-valia para toda a equipa. Fomos mais transparentes, mais flexíveis e rápidos”, afirma Matthias Schindler, responsável pelo planeamento virtual e implementação na produção do grupo alemão.
Este tipo de recurso não é, apesar de tudo, inédito. Volvo e Jaguar Land Rover também têm desenvolvido experiências em VR (Virtual Reality).