Os veículos elétricos têm emissões locais zero, mas o que, muitas vezes, algumas pessoas colocam em causa é a sua verdadeira ecologia se se analisar todo o processo de fabrico e de produção da energia que o alimenta.
Um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) vem agora afirmar que os automóveis elétricos emitem menos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos durante todo o seu ciclo de vida do que os carros a gasolina e Diesel.
Segundo a AEA, a promoção da energia renovável e da economia circular – incluindo o uso compartilhado de veículos e o design de produtos que suportam a reutilização e a reciclagem – ajudará a maximizar os benefícios da mudança para veículos elétricos.
O documento em causa analisa os impactos das viaturas elétricas sobre as mudanças climáticas, a qualidade do ar, o ruído e os ecossistemas, em comparação com os automóveis convencionais, com motores de combustão.
Em todo o seu ciclo de vida, um veículo elétrico produz menos gases de efeito estufa e poluentes do ar do que o seu equivalente a gasolina ou diesel
O estudo da AEA refere que as emissões são geralmente maiores na fase de produção dos automóveis elétricos, no entanto, este excesso a montante são mais do que compensadas por emissões mais baixas na fase de uso ao longo do tempo.
O relatório afirma que as emissões de gases com efeito de estufa dos veículos elétricos, com a atual mistura energética da UE e ao longo de todo o ciclo de vida do veículo, são cerca de 17 a 30% inferiores às emissões de automóveis a gasolina e gasóleo.
Diminuição do peso de carburantes fósseis
E à medida que se prevê que a intensidade da presença de carbono do cabaz energético da União Europeia diminua, as emissões totais do ciclo de vida de um veículo elétrico poderão ser reduzidas em, pelo menos, 73% até 2050, enfatiza a Agência Europeia do Ambiente.
Para a qualidade do ar local, os veículos elétricos também oferecem benefícios claros, devido às suas zero emissões de escape locais.
No entanto, a AEA é, igualmente clara em afirmar que mesmo os veículos elétricos emitem partículas em termos de pneus e travões, por exemplo.
Menos poluição sonora
Mudar para veículos elétricos, prossegue a AEA, também pode reduzir a poluição sonora, especialmente em cidades onde as velocidades são geralmente baixas e o tráfego habitualmente fica parado.
O resultado da comparação é, no entanto, menos favorável para os automóveis elétricos quando se analisam os impactos atuais da sua produção sobre os ecossistemas e a toxicidade dos materiais envolvidos.
Esses impactos são devidos principalmente à extração e ao processamento de matérias como cobre, níquel e outras matérias-primas críticas.
O relatório sugere que esses impactos poderiam ser minimizados por meio de uma abordagem de economia circular que facilitaria a reutilização e a reciclagem – especialmente de baterias.
Este estudo da Agência Europeia do Ambiente conclui que um carro eléctrico, no seu ciclo de vida, poluir menos 17 a 30% do que um a combustão. E que, com a evolução para a utilização de electricidade ‘limpa’, esse diferencial está a aumentar.
E termina sugerindo que, com a reciclagem e reutilização de baterias, o impacto dos eléctricos poderá ser ainda muito menor.
Esquece, no entanto, a opção ainda mais sustentável: a reutilização de veículos a combustão existentes. Ou seja, a sua conversão para eléctricos.
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