O convívio entre automobilistas e ciclistas nem sempre é pacífico, com mútuas acusações de desrespeito de uns em relação aos outros.
Facto é que numa colisão entre um automóvel e um ciclista, a vulnerabilidade e o risco de fatalidade está do lado do utilizador de duas rodas, pelo que, ciente dessa realidade, a Ford criou uma experiência de Virtual Reality (Realidade Virtual) de WheelSwap, ou seja, de troca de papéis entre condutores.
Este projeto “WheelSwap”, que faz parte da campanha “Compartilhar a estrada” da Ford, permite que os automobilistas olhem para a estrada a partir da perspetiva de um ciclista e vice-versa.
Motoristas de camiões e ciclistas em interação
A experiência realizada pela Ford colocou em interação motoristas de camiões e ciclistas.
De acordo com dados referentes ao Reino Unido, 16% das mortes de ciclistas são causadas por veículos de mercadorias pesados. E não obstante, nos últimos três anos, representarem apenas 4% das distâncias percorridas em Londres, os camiões estiveram envolvidos em 70% das mortes de ciclistas na capital inglesa.
Questões sensíveis analisadas (ora do lado dos condutores de veículos de quatro rodas, ora dos de duas rodas, ora de ambos) são os ângulos de visibilidade cegos dos veículos, a altura e volumetria da cabine do motorista do pesado, a abertura de portas, o ziguezaguear no meio do trânsito, a mudança súbita e não sinalizada de direção e o maior raio de viragem de um camião que o obriga a invadir parte da outra via.
Aumentar a segurança rodoviária
“Compreensão das ações dos outros utentes da estrada é extremamente importante para aumentar a segurança rodoviária”, refere John Oldham, responsável europeu de operações de transporte da Ford. “A atividade WheelSwap certamente ajuda a alcançar isso e acho que tiramos lições positivas disso”, evidencia Oldham.
Este projeto, que tem uma vertente de Realidade Virtual em estreita ligação com experiências reais, no terreno, potencia ainda a conceção de um design mais seguro dos camiões que garanta, também, uma melhor visibilidade por pate de quem está ao volante.