A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebeu ontem, no auditório 2, a sessão de apresentação do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”.
O objetivo principal do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050″ é a identificação e análise das implicações associadas a trajetórias alternativas, tecnicamente exequíveis, economicamente viáveis e socialmente aceites, e que permitam alcançar o objetivo de neutralidade carbónica da economia portuguesa em 2050.
Dada a relevância do tema, o Welectric disponibiliza aqui o vídeo da conferência na íntegra.
Nesta sessão, tomaram a palavra:
- Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta
(no vídeo, de 0:40 ao 39:36) - Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes
(no vídeo, de 40:20 a 57:26) - Ministro adjunto e da economia, Pedro Siza Vieira
(no vídeo, de 58:12 a 1:10:57)
Mesa redonda com Efacec, Carris, EDP e ISTécnico
Seguiu-se uma mesa redonda sobre os transportes, dado que este setor representa hoje um quarto das emissões nacionais de gases com efeito de estufa em Portugal e será um dos setores que mais reduzirá as suas emissões no futuro.
Os transportes e a mobilidade assumem um papel de destaque na trajetória de neutralidade e transformação futura que se perspetiva associada às novas tendências da mobilidade.
Na mesa-redonda de transportes e mobilidade debateram-se os pontos essenciais das iniciativas que visam mitigar as emissões de gases de carbono na área dos transportes.
No vídeo, a mesa-redonda pode ser acompanhada a partir de 1:12:40 até 2:15:30.
Tiveram assento neste momento:
- José Manuel Viegas, do Instituto Superior Técnico
- Vera Pinto Pereira, da EDP
- Ângelo Ramalho, da Efacec
- e Tiago Farias, da Carris
Para moderar a mesa redonda esteve Francisco Ferreira, do Consórcio para o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e também colaborador do Welectric.