A Volvo Cars inaugurou novas instalações em Silicon Valley, na Califórnia.

O “Volvo Cars Silicon Valley Tech Center” faz parte do projeto de inovação e transformação digital da marca sueca e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.

“As nossas instalações em Silicon Valley irão ajudar-nos a desenvolver e a adotar as novas tecnologias com vista a um futuro que é eletrificado, autónomo, e muito mais complexo do que somente ligar o ponto A ao ponto B”
– Atif Rafiq – Chief Digital Officer, Volvo Cars

Com o triplo da capacidade que já havia sido instalada neste hub tecnológico em 2016, estas novas instalações reforçam a presença da Volvo Cars não só no capítulo de desenvolvimento de produto mas, também, em novas áreas de desenvolvimento de negócio e engenharia avançada.

Investimento em startups

Paralelamente, este investimento destaca a presença do Volvo Cars Tech Fund que tem vindo a investir em startups tecnológicas estratégicas que estão atualmente a transformar a indústria automóvel onde se incluem inteligência artificial, eletrificação, condução autónoma e serviços de mobilidade digital.

Este Tech Center está localizado no coração de Silicon Valley, mais especificamente, em Sunnyvale, um dos muitos subúrbios ao redor da área da baía de São Francisco.

Esta localização permite também à Volvo Cars uma proximidade junto de parceiros vistos como estratégicos, como é o caso da Google, da Uber, da Amazon ou da NVIDIA, as quais se situam neste eco sistema por onde pontificam alguns dos melhores talentos tecnológicos à escala mundial.

O negócio automóvel mudou.
Hoje, além dos tradicionais engenheiros de “porcas e parafusos”, é imprescindível uma nova geração de talentos em engenharia que domine “zeros e uns”.

Por outras palavras, locais como Mountain View, Cupertino, Santa Clara e Palo Alto, que acolhem algumas das melhores empresas de tecnologia do mundo, passam a estar “ao virar da esquina” para a Volvo.

Construção ecológica

LEED é uma certificação para construções sustentáveis. LEED é a sigla de “Leadership in Energy and Environmental Design”.

Outro dado curioso, que reforça a tónica ambiental que a Volvo dá aos seus projetos, está no facto das novas instalações da marca foram projetadas para incorporar os mais recentes e melhores padrões de construção ecológica. O edifício recebeu uma certificação LEED Platinum, referente ao uso de energia renovável, eficiência de água, processamento de resíduos e redução de emissões de CO2.

Além de no edifício terem sido empregues materiais reciclados e outros recuperados, a configuração da iluminação escolhida aproxima-se dos diferentes níveis que a luz natural apresenta, para melhorar o bem-estar e o conforto visual geral.

 

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