No ano passado, o Grupo BMW (BMW e Mini) vendeu no mundo 142.617 veículos eletrificados (entre 100% elétricos e plug-in híbridos), o que representou um incremento de 38,4% face ao ano de 2017.
Estas quase 143 mil viaturas eletrificadas, representaram 5,7% do volume total de vendas do Grupo, em 2018, quando em 2017 valiam 4% nas vendas totais do Grupo.
Para a BMW e Mini, a Europa é a região de maior expressão para o segmento dos veículos eletrificados, com as 75 mil unidades BMW e Mini aí entregues a valerem 50% das transações dos modelos eletrificados do Grupo.
Na Alemanha, em 2018, um cada cinco BMW e Mini vendidos era eletrificado.
Para a empresa, o maior mercado individual de viaturas eletrificadas é os EUA, onde BMW e Mini comercializaram juntas mais de 25.000 automóveis em 2018.
Planos para 2019…
Para 2019, o Grupo BMW lançará a nova geração do BMW X5 plug-in hybrid (consumo de combustível anunciado de 2,1 l/100 km e emissões de CO2 de 49 g/km; e consumo de energia anunciada de 23 kWh/100 km) e o novo Série 3 plug-in hybrid (consumo médio de combustível de 1,7 l/100 km e CO2 de 39 g/km).
Até ao final de 2019, o Grupo BMW espera ter mais de meio milhão de veículos eletrificados nas estradas.
Estes modelos PHEV terão já a mais recente tecnologia elétrica que oferece já uma autonomia em modo 100% elétrico de até 80 km, segundo o ciclo NEDC.
Em 2019, chegará também o Mini Electric, a ser fabricado em Oxford, Reino Unido.
… e para 2021
Mais lá para a frente, em 2021, o Grupo BMW terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o Mini Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNext.
Em 2025, esse número deverá crescer para pelo menos doze modelos.
Ao todo, incluindo híbridos plug-in, o portfólio de produtos eletrificados do Grupo BMW incluirá pelo menos 25 modelos.
Produção flexível
Em termos de produção, esta gama nascerá num contexto de produção global flexível e de plataformas bastante moduláveis.
A ideia é que, no futuro, o fabricante da Baviera seja capaz de fabricar modelos com transmissões totalmente elétricas (BEV), plug-in híbridos (PHEV) e convencionais (ICE) numa única linha de produção.