Apresentados no final de 2017, os modelos FM e FH LNG da Volvo, movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL ou LNG) ou biogás, começaram a chegar a Portugal.

A primeira entrega destes Volvo FH LNG por parte da Auto Sueco foi à empresa CM TIR Transportes Nacionais e Internacionais SA.

A viatura FH LNG entregue à CM TIR está equipada com o motor a gás de 460 cv, caixa de velocidades I-Shift complementada pelo I-See (Cruise Control inteligente) e V.E.B. + (Volvo Engine Brake Plus).

Disponíveis nas versões de 420 cv ou 460 cv para operações de longo curso ou transporte regional pesado, estes veículos pesados têm a mesma performance, características de condução e consumo de combustível dos modelos movidos a gasóleo.

Este facto é possível devido à opção da Volvo pela utilização do ciclo Diesel, em vez da solução convencional de ciclo Otto (com velas de ignição) para veículos a gás.

O novo motor de 13 litros movido a gás de 460 cv tem um binário máximo de 2300 Nm, enquanto a versão 420 cv produz 2100 Nm, exatamente igual aos motores a gasóleo correspondentes e com o mesmo consumo de combustível, que é cerca de 15 a 20% inferior face aos motores a gás convencionais.

Os novos modelos permitem assim aos operadores que optem pelo gás natural como combustível alternativo não terem de comprometer a produtividade dos seus veículos.

”As emissões de CO2 são 20 a 100% inferiores quando comparadas com o gasóleo, dependendo da escolha do combustível, permitindo à marca e aos seus clientes darem uma resposta clara aos desafios ambientais ligados ao aquecimento global e irem de encontro à estratégia da União Europeia para a descarbonização do setor dos transportes”, destaca a Volvo.

Artigo anterior6% dos BMW e Mini vendidos no planeta são eletrificados
Próximo artigoConfusão nos provadores nos saldos? Tecnologia ajuda