O Grupo Hyundai anunciou o plano “FCEV Vision 2030” a longo prazo, no qual reafirma o empenho do fabricante coreano em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio.

Com o plano “FCEV Vision 2030”, o Hyundai Motor Group e os seus fornecedores vão investir cerca de 6 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e expansão de instalações, o que irá criar cerca de 51.000 postos de trabalho até 2030.

Em linha com o plano, o Grupo Hyundai vai otimizar a sua capacidade de produção de sistemas fuel cell para 700.000 unidades até 2030 e irá explorar novas oportunidades de negócio para fornecer os seus sistemas de células de combustível a outros construtores automóveis, drones, embarcações, material circulante e empilhadores.

“Espera-se, igualmente, que a procura pelos sistemas fuel cell por parte de outros setores para além dos transportes, tais como a produção de energia e os sistemas de armazenamento, emerja rapidamente”, aponta a Hyundai que pretende expandir a sua posição para além do setor automóvel e desempenhar um papel central na transição global para uma energia limpa, tornando o hidrogénio uma fonte de energia economicamente viável: “Estamos confiantes de que a energia do hidrogénio irá transcender o setor dos transportes e que se irá tornar um sucesso económico líder a nível global”, declara Euisun Chung, vice-presidente executivo do Grupo Hyundai.

Antecipar elevada procura

O Grupo Hyundai planeia assegurar uma capacidade de produção de 500.000 unidades FCEV por ano até 2030, incluindo veículos comerciais e de passageiros. É uma estratégia que pretende antecipar a elevada procura de FCEV a nível global que se estima que se vai expandir até cerca de 2 milhões de unidades por ano durante esse período.

“O Grupo Hyundai está a dar um grande passo no sentido de agilizar a construção de uma sociedade de hidrogénio” – Euisun Chung, vice-presidente executivo do Hyundai Motor Group.

Como primeiro passo para cumprir a “FCEV Vision 2030”, a Hyundai Mobis, filial de produção de sistemas fuel cell do grupo coreano, inaugurou a sua segunda fábrica de sistemas fuel cell em Chungju, na Coreia do Sul. A fábrica ajudará a Mobis a aumentar a produção anual de sistemas fuel cell das atuais 3.000 unidades para 40.000 unidades até 2022.

Divisão para fuel cell

Em dezembro último, o Grupo Hyundai criou uma divisão dedicada a desenvolver e apoiar os negócios relacionados com o sistema fuel cell.

O sistema fuel cell patenteado pelo Grupo combina combustível de hidrogénio com oxigénio retirado do ar para produzir eletricidade. Sem combustão, o sistema emite apenas água, purificando simultaneamente o ar poluído, tornando-o em energia limpa.

O Hydrogen Council, uma iniciativa global de empresas líderes nos ramos da energia, transportes e indústria, da qual a Hyundai faz parte, prevê que a procura anual de hidrogénio irá aumentar dez vezes mais até 2050, criando assim diversas oportunidades para um crescimento económico sustentável.

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, através da elevada densidade energética e facilidade de reabastecimento, o hidrogénio poderá ajudar a reduzir os custos gerais de propriedade em cerca de 10% para todos os meios de transporte possíveis, incluindo material circulante, embarcações e empilhadores.

O estudo estima ainda que, até 2030, serão necessários entre de 5,5 e 6,5 milhões de unidades do sistema fuel cell a nível global.

A Hyundai lançou no início deste ano o novo Nexo, a segunda geração de FCEV da marca, depois do ix35 e que o Welectric ensaiou aqui.

Artigo anteriorElétrico Porsche Mission E vai estar acessível por 69,99 €…
Próximo artigoCanalizar energia geotérmica para evitar que gelo se forme no pavimento