A retalhista japonesa Muji e a empresa finlandesa de condução autónoma Sensible 4 apresentaram o Gacha, um autocarro autónomo apto para todas as condições atmosféricas.
O autocarro foi apresentando, em Helsínquia, Finlândia, devendo começar a operar, transportando público, a partir de abril.
A inspiração para o design veio de uma cápsula de brinquedos típica do Japão, “uma forma universal que simboliza alegria e emoção, transmitindo paz e felicidade para aqueles que a encontram”, dizem os seus criadores.
A Sensible 4 ficou responsável pelo desenvolvimento do software para o veículo, incluindo o seu posicionamento superior, navegação e deteção de obstáculos para permitir uma condução autónoma durante todo o ano, independentemente das condições meteorológicas.
Já o design do veículo, ficou a cargo da Muji, que apostou numa estética funcional e numa experiência de utilização melhorada.
O Gacha vai, assim, iniciar as operações para a população de Espoo, passando para Hämeenlinna, Vantaa e Helsínquia no final deste ano.
Sobre o autocarro shuttle Gacha
Dimensões: 4,5 m x 2,5 m x 2,8 m (largura x profundidade x altura)
Capacidade: 10 lugares sentados, 6 em pé
Motor: Elétrico
Velocidade máxima: 40 km/hora autónomo
Transmissão: Integral
Autonomia: Mais de 100 km
Carregamento: fast charging.
Também admite carregamento sem fios.
A Muji e a Sensible 4 estão atualmente a trabalhar na produção da primeira frota Gacha para ser usada em estradas públicas em 2020 para várias cidades na Finlândia e noutros locais do mundo.
A Muji e a Sensible 4 têm como objetivo que as frotas de transporte autónomo operem como parte dos sistemas de transporte existentes nas cidades até 2021, com um objetivo de longo prazo de estabelecer parcerias com outras cidades por todo o mundo.
O autocarro autónomo para todas as condições atmosféricas chegou
O espaço interior do veículo tem a forma quadrada arredondada do autocarro, criando mais espaço para os passageiros, enquanto a faixa de LED serve como farol e como tela de comunicação externa.
“O desenvolvimento do Gacha começou quando a equipa da Sensible 4, ao trabalhar na primeira geração de autocarros robot, percebeu que estes não conseguem deslocar-se com chuva leve, muito menos nas condições típicas de inverno na Finlândia. Esta ainda não é uma tecnologia completamente autónoma. A maioria dos carros autónomos só pode operar em condições climatéricas ideais e em estradas bem sinalizadas. Foi precisamente isto que a Sensible 4 conseguiu mudar graças à realização de repetidos testes nas duras condições de inverno da Lapónia Finlandesa”, refere Harri Santamala, CEO da Sensible 4.
Planos para o Gacha
2019
- Piloto nas cidades finlandesas de Espoo, Hämeenlinna, Vantaa e Helsínquia
- Primeiro test-drive internacional
- Desenvolvimento da primeira frota Gacha
2020
- Operação pré-comercial da frota Gacha em cidades selecionadas na Europa e outras regiões do globo
2021
- Primeiras operações comerciais permanentes estabelecidas
- Integração nos sistemas de transporte público local
- Produção industrial pronta a iniciar