Já são conhecidos mais alguns pormenores do chamado “passe único” para a Área Metropolitana de Lisboa.

A partir de 1 de abril, vão estar disponíveis 19 novos passes:

  • um passe Navegante Metropolitano;
  • e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município, no valor de 30 euros cada).

As várias modalidades dos passes metropolitanos

O passe Navegante Metropolitano vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Custará 40 euros e terá uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Quem optar pelo Navegante Metropolitano poderá ir, por exemplo, de Setúbal até Mafra, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.

O Navegante Metropolitano terá a variante Navegante 12, com as mesmas características do Navegante Metropolitano. Permitirá utilizar gratuitamente todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Ou seja, não apenas no concelho de Lisboa, mas em toda a área metropolitana da capital. O Navegante 12 é gratuito para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusive), isto é, até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos.

Os carregamentos do passe continuarão a ser feitos nos moldes atuais, nos balcões, máquinas dos operadores e multibancos.

O novo passe pode ser carregado a partir de 26 de março.

O Navegante Metropolitano terá ainda a variante +65, destina-se a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Terá um preço de 20 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Passe Família em 1 de julho na área metropolitana de Lisboa

O Navegante Metropolitano Família (que até aqui tem vindo a ser chamado de “passe família”) tem as mesmas características do Navegante Metropolitano, permitirá que cada agregado familiar pague no máximo o valor de 2 passes Navegante Metropolitano ou seja 80 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. É válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Este título é exclusivo de agregados com domicílio devidamente comprovado na área metropolitana de Lisboa. Também tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido, embora só estará disponível a partir de julho de 2019, ou seja, três meses depois, devido à sua maior complexidade técnica.

Artigo anteriorEste autocarro autónomo não se atrapalha com neve ou gelo
Próximo artigoBMW e Daimler decidem dar as mãos na condução autónoma