A Efacec está a lançar um desafio aos alunos do ensino superior e recém-graduados (licenciatura e mestrado) que frequentem as áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.
Trata-se da campanha “Fórmula Efacec”, que pretende encontrar novas soluções para o futuro da engenharia, da energia e da mobilidade.
3 fases
Dar a conhecer a cultura e os valores da empresa e identificar novos talentos para as diferentes áreas de negócio são outros dos objetivos da Efacec.
A campanha decorrerá em três fases:
- candidaturas online,
- uma “Speed Interview”
- e um “Hackathon”.
As candidaturas online, abertas até 11 de abril, podem ser feitas através do site da iniciativa, em https://formulaefacec.com.
Após uma análise curricular, os melhores candidatos serão contactados para uma entrevista telefónica, intitulada “Speed Interview”, de onde sairão os 150 finalistas que vão ser colocados à prova na fase final, no dia 18 de abril, em Lisboa.
As candidaturas online até 11 de abril podem ser feitas em https://formulaefacec.com
A prova final é disputada no “Fórmula Efacec Hackathon”.
Durante um dia os candidatos vão interagir com colaboradores da Efacec, avaliadores e mentores da Efacec e das melhores universidades portugueses que os ajudarão a responder a um conjunto diversificado de desafios nas áreas-chave de atuação da empresa: Energia, Mobilidade e Ambiente.
Os jovens terão ainda oportunidade de conhecer o carro de segunda geração de Fórmula E da DS Techeetah, que virá a Portugal exclusivamente para este evento, e de interagir com André Lotterer, piloto da DS Techeetah Formula E Team.
Os cinco melhores candidatos serão premiados com a ida a uma corrida de Fórmula E ao longo da atual temporada (a 5ª) da competição.
Haverá uma oportunidade adicional
Após a inscrição online na “Fórmula Efacec”, os candidatos terão uma oportunidade adicional, para além das três fases descritas acima, de ganharem uma ida a uma corrida de Fórmula E.
A competição nas redes sociais, intitulada “Growth Hacking”, vai apelar à criatividade dos candidatos e à sua capacidade para gerar “engagement” nas redes. Poderão submeter um vídeo, obrigatoriamente gravado em dupla, que será colocado online na página de Facebook da iniciativa e partilhado nos seus perfis pessoais.
Os candidatos com o vídeo que tiver mais “likes” serão premiados com uma viagem a uma corrida de Fórmula E.
O primeiro “Growth Hacking” terá lugar de 25 de março a 11 abril, havendo uma segunda ronda de 6 a 20 de maio.
Em cada uma destas rondas serão designados dois vencedores, num total de quatro, que assistirão a uma prova de Fórmula E.
Aos cinco candidatos na primeira etapa de seleção, somar-se-ão mais quatro numa etapa seguinte, num total de nove eleitos.
A iniciativa “Fórmula Efacec” materializa o novo reposicionamento da Efacec, ancorado na inovação, na tecnologia e na proximidade, e o seu propósito de criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor.
Esta nova abordagem reafirma a Efacec como empregadora em áreas de vanguarda, ao mesmo tempo que se apresenta como uma empresa criadora de novas oportunidades para que talentos de diferentes áreas de formação, e não só de engenharia, desenvolvam uma carreira profissional estimulante num ambiente marcado por inovação, conhecimento e criatividade.
Ao longo de 2018 a Efacec intensificou a sua estratégia dirigida às pessoas e ao talento com iniciativas que visam o reforço das suas equipas com novos conhecimentos, novas competências e novo talento visando o futuro: lançamento do programa “700 Recruta +”, relançamento da escola de formação interna Mast3r Academia Efacec e o programa “Tech Trainees Efacec, dirigido a recém-graduados em Engenharia.
A ligação às universidades e a centros de investigação e de excelência constitui um fator diferenciador da atuação da Efacec enquanto empresa de referência na área da tecnologia e inovação.
Destaca-se a relação com a Porto Business School, parceira exclusiva da Escola de Gestão da Mast3r Academia Efacec; o INESC TEC, entidade parceira em atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, cuja ligação foi recentemente prolongada por mais 25 anos; e a FEUP, entidade que conta com o apoio da Efacec no financiamento de doutoramentos e programas de investigação.
Ecossistema de inovação e tecnologia
Para Sandra Pombo, Diretora Global de Marca e Comunicação da Efacec, “a iniciativa ‘Fórmula Efacec’ vai mais além do que uma simples ação com universidades. É uma oportunidade de excelência para dar a conhecer a verdadeira Efacec, uma empresa moderna, que inova e desenvolve produtos e soluções que contribuem para a sustentabilidade do planeta, que são usadas por empresas sofisticadas e que agilizam o dia-a-dia de pessoas espalhadas pelo mundo. Este ecossistema de inovação e de tecnologia é uma característica diferenciadora da Efacec que queremos potenciar, atraindo os melhores talentos das universidades para reforçar as nossas equipas com criatividade e pensamento disruptivo”.