O serviço de partilha de veículos que resulta da união de esforços entre os grupos BMW e Daimler, Share Now, está cada vez mais focado na expansão de sua frota elétrica.
Os seus responsáveis anunciam que ao longo deste ano, o número de veículos elétricos, a disponibilizar aos clientes na Europa (Portugal incluído), deve aumentar para mais de 4.000.
A Share Now resulta da fusão entre a car2go (da Daimler) e a DriveNow (da BMW).
A parcela de carros elétricos operados pela empresa deverá ser, assim, de 25% na Europa até ao final do ano.
Atualmente, 3.200 veículos das 15.420 viaturas da frota europeia Share Now são totalmente elétricos, o que corresponde a uma quota de 20%.
Dos locais nos onze países em que a Share Now está presente, quatro têm uma frota de partilha integralmente EV: Madrid (850 veículos elétricos), Amesterdão (350 viaturas EV) e Estugarda (500 automóveis 100% elétricos) e, desde janeiro de 2019, Paris (400 EV). Total de elétricos nestas quatro cidades: 2100 unidades.
Mais 800 EV até ao verão
A empresa planeia ainda aumentar a frota europeia com cerca de 800 modelos EV adicionais até ao verão deste ano.
Além dos quatro locais totalmente elétricos mencionados acima, há onze locais parcialmente elétricos na Europa, onde o BMW i3 está em uso: Berlim, Hamburgo, Munique, Bruxelas, Helsínquia, Copenhaga, Lisboa, Londres, Milão, Renânia e Viena.
Sabia que…
… todos os dias, cerca de 12.000 veículos elétricos da Share Now são alugados na Europa? Por toda a Europa, os clientes Share Now geraram, em termos globais, cerca de 121 milhões de quilómetros puramente elétricos.
“Somos líderes de mercado em partilha de carros elétricos e vemo-nos como pioneiros na eletromobilidade. Acreditamos que este é um dos maiores problemas do futuro e é de importância estratégica e crucial”, diz Olivier Reppert, CEO da Share Now.
“O nosso objetivo é que um quarto de nossa frota na Europa seja movido eletricamente até ao final do ano. Estamos totalmente convencidos: o futuro do carsharing é elétrico”.
“Estamos totalmente convencidos: o futuro do carsharing é elétrico” – Olivier Reppert, CEO da Share Now.
Número de elétricos em Portugal subiu
O número de modelos elétricos BMW i3 da rede de partilha Share Now aumentou em 2018, passando de 10 para 40 carros elétricos.
Desde o início da operação da empresa na capital portuguesa, os veículos elétricos já percorreram uma distância total de 267.928 km.
No inquérito realizado em fevereiro de 2019, ficou claro que o carsharing está em franco crescimento e que, em muitos casos, o primeiro contato com os carros elétricos é feito através do carsharing.
A Share Now está presente na Europa e na América do Norte com BMW, Mercedes-Benz, Mini e Smart.