A Renault concebeu um veículo elétrico experimental de mercadorias compacto para serviços de distribuição na cidade, especialmente na chamada “last mile” ou “último quilómetro”. O EZ-FLEX apresenta um comprimento de 3,86 m, uma largura de 1,65 m reduzidas e uma altura de 1,88 metros.
As suas dimensões tornam-no adequado para aceder a parques subterrâneos, possuindo uma capacidade de carga de 3 metros cúbicos.
O raio de viragem de 4,5 m permite uma boa manobrabilidade, útil nas ruas dos centros urbanos.
Sabia que…
… até 2050, o transporte de mercadorias em todo o mundo deverá quadruplicar?
O carregamento de mercadorias foi otimizado, com uma altura ao solo de 760 mm. Este automóvel (que se conecta também com a internet e comunica com os smartphones) foi concebido para permitir a inclusão, na zona de carga, de uma vasta diversidade de módulos que respondam às necessidades específicas dos diferentes utilizadores a quem será disponibilizado.
O EZ-FLEX será apresentado no Salão VIVA Technology, em Paris, de 16 a 18 de maio.
O EZ-FLEX oferece uma autonomia de 100 km, um alcance considerado adaptado às necessidades de distribuição em cidade, na medida em que, em média, os veículos de distribuição em cidade, fazem 50 km/dia.
A Renault vai ceder uma dezena destas viaturas (que se conectam também com a internet e comunicam com os smartphones) a utilizadores profissionais, empresas, cidades ou coletividades na Europa, numa experiência que deverá durar cerca de 2 anos que permitirá à marca francesa conceber, no futuro, automóveis mais adaptados às evoluções da logística urbana.