Inspirando-se na moderna tecnologia presente nos automóveis novos para ajudar os condutores a evitar acidentes na estrada, a Ford pegou no conceito dos sistemas de Assistência à Pré-Colisão e foi transpô-lo para o universo dos supermercados. Sim, esses locais de muito stress que são palco, por vezes, de corridas a alta velocidade feitas em carrinhos de supermercado conduzidos por crianças (e alguns adultos “Peter Pan”).
A tecnologia de Assistência à Pré-Colisão utiliza uma câmara frontal e um radar para detetar veículos, peões e ciclistas na estrada e aplica automaticamente os travões se o condutor não responder aos avisos.
O “Carrinho de Travagem Autónoma” usa um sensor para atingir o mesmo objetivo – examina a presença de pessoas e objetos no percurso à sua frente e aplica automaticamente os travões quando uma potencial colisão é detetada.
“As crianças adoram imitar os adultos e experimentar sentirem-se mais no controlo. Quando eles empurram um carrinho, para as suas mentes, é como se estivessem atrás do volante de um carro – com os longos e largos corredores de supermercado como a sua pista de corridas”, prossegue a especialista Tanith Carey.
“Os pais muitas vezes temem a ida às compras no supermercado porque estão a tentar despachar-se e as crianças só querem brincar”, disse a especialista em educação infantil Tanith Carey, autora de ‘What’s My Child Thinking? Practical Child Psychology for Modern Parents’.
Ainda um protótipo
Sendo, para já, um mero protótipo, o “Carrinho de Travagem Autónoma” é parte integrante de uma séria da denominada “Ford Interventions” que aplica os conhecimentos da área automóvel na resolução de problemas do dia-a-dia que todos enfrentamos.
“A tecnologia de Assistência à Pré-Colisão pode ajudar os nossos clientes a evitarem acidentes ou a mitigar os efeitos de estar envolvido numa colisão. Pensámos que mostrando como um pensamento semelhante poderia ser aplicado a um carrinho de compras seria uma ótima maneira de destacar o que pode ser uma tecnologia realmente útil para os condutores,” declara Anthony Ireson, diretor de comunicações de Marketing da Ford Europa.