A empresa canadidana Electra Meccanica recebeu aprovação para que o seu veículo Solo EV seja integrado no programa “California’s Clean Vehicle Rebate Project”, o que significa que passa a ser elegível no estado da Califórnia no âmbito da concessão de apoios a quem o pretenda adquirir, dado que se trata de uma viatura elétrica devidamente homologada e reconhecida.
O modelo parece que se trata de um automóvel “cortado ao meio”, sendo um veículo de três rodas (2+1), à semelhança do Volkswagen XL1 Concept (2011) ou do Morgan EV3 (2017).
“Este é um marco significativo. Esta aprovação de desconto é um testemunho da liderança da Califórnia na luta para conter os efeitos da mudança climática, aumentando a acessibilidade dos veículos elétricos aos seus cidadãos” – Jerry Kroll, CEO da Electra Meccanica
O Solo mede 3,10 metros de comprimento, 1,33 metros de largura e 1,34 metros de altura. a sua distância entre eixos é de 2,04 metros. Os pneus são nas medidas 155-60 R15 (à frente) e 175-55 R15 (atrás).
O seu motor elétrico com 82 cv transmite tração para a roda traseira.
Com 675 kg de peso, o veículo acelera dos 0-100 km/h em cerca de 8 segundos, podendo alcançar 130 km/h.
As suas baterias de iões de lítio têm uma capacidade de 17.3 kWh e oferecem uma autonomia de 160 km.
Com uma tomada de 220V, este veículo precisa de três horas de carregamento. Ligado a uma tomada de 110V, são necessárias seis horas para uma carga total.
Este minicarro pensado para as cidades transporta uma pessoa (o condutor), custando cerca 15.500 dólares, cerca de 13.800 euros.