Na estratégia de eletrificação da Opel para os próximos anos, o Grandland X Hybrid4 será uma das peças-chave, estando a marca alemã a poucas semanas de abrir as encomendas para este que será o primeiro híbrido plug-in da Opel.
As primeiras entregas a clientes deste SUV de tração às quatro rodas estão previstas para o início de 2020.
O Grandland X Hybrid4 posiciona-se no topo da oferta SUV da Opel, que é composta também pelos modelos Crossland X e Mokka X.
O Grandland X Hybrid4, que proporá, em opção, a pintura preta do capot do motor, alia um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos.
A potência debitada pelo conjunto ascende a 300 cv.
O valor anunciado paa o consumo de combustível em ciclo misto é de 2,2 l/100 km, com emissões de CO2 de 49 g/km.
Sistema de motorização do Grandland X Hybrid4
O sistema de motorização do Grandland X Hybrid4 é composto por:
- um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, com 200 cv (147 kW) de potência, sendo já um motor Euro 6d-TEMP e certificado de acordo com o ciclo de testes WLTP;
- um sistema de propulsão elétrica formado por dois motores que entregam um total de 109 cv (80 kW) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh. O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas.
O motor térmico atua a velocidades médias e elevadas. O sistema elétrico de tração é chamado a intervir a velocidades mais baixas e fases de transição.
Autonomia e modos de funcionamento
O Opel Grandland X Hybrid4 tem autonomia de 50 km em modo elétrico, medida no ciclo WLTP (60 km no ciclo NEDC).
O sistema de motorização do Opel Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor.
No modo híbrido, a gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano.
Planificação de viagem
Com o Grandland X Hybrid4, a Opel disponibilizará um leque de soluções específicas para veículos eletrificados, asseguradas pelos serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Grupo PSA. Da oferta fará um planeador de viagem que sugere os melhores percursos com base na autonomia restante do automóvel e indica a localização de postos de carregamento ao longo do percurso. Estas informações recorrem ao sistema de navegação do dispositivo de informação e entretenimento Navi 5.0 IntelliLink a bordo, o qual se encarrega também de prestar as direções para chegar ao posto mais próximo.O Grandland X Hybrid4 estará igualmente equipado com o novo sistema telemático Opel Connect, com serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação, ligação direta com a assistência em estrada e chamada de emergência. Basta premir uma tecla vermelha para solicitar ajuda.
No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração.
A tomada que liga ao carregador de bordo de 3,3 kW (está disponível um de 6,6 kW, em opção) surge do lado oposto do bocal de abastecimento de combustível.
Bateria sob o banco traseiro
A bateria está instalada sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da bagageira.
Os tempos de recarregamento da bateria variam consoante o tipo de carregador usado. Para além do cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico, a Opel irá propor dispositivos de carga rápida em estações públicas, bem como estações de parede de utilização particular. Com uma destas “wallboxes”, de 7,4 kW de potência, a bateria recarrega em apenas uma hora e 50 minutos.
Travagem regenerativa: autonomia estica até 10%
Com o objetivo de aumentar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração.
Ao aproveitar esta energia, convertendo-a em eletricidade que pode ser utilizada no momento ou armazenada na bateria, o Grandland X Hybrid4 vê a sua autonomia elétrica aumentar até 10%.
Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem (300 V), o novo híbrido plug-in da Opel está equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.
Versões elétricas em todos os modelos
O novo Grandland X Hybrid4 integra-se na nova linha de modelos eletrificados da Opel.
A marca alemã prepara-se para lançar, durante os próximos 20 meses, novas gerações dos modelos Corsa, Zafira Life, Vívaro, bem como o sucessor do Mokka X.
Cada um destes modelos terá, até 2024, uma versão totalmente elétrica, alimentada a bateria.