A partir de um questionário que a MUBi enviou aos candidatos portugueses que participam nas eleições europeias do próximo dia 26 de maio, a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta elaborou um barómetro que mostra quais as forças partidárias que maior apoio surgem a dar à mobilidade em bicicleta.
Um quinto dos candidatos declarou utilizar a bicicleta várias vezes por semana, sendo que o 5% o faz diariamente. 90% afirma que utilizaria a bicicleta mais ou muito mais frequentemente se as condições para tal fossem mais seguras e convenientes.
O questionário, elaborado em colaboração com a “European Cyclist Federation”, foi enviado em 17 de abril a todas as 17 forças políticas participantes em Portugal nas eleições para o Parlamento Europeu de 2019, tendo este ficado disponível até ao dia 8 de maio.
Quem respondeu?
Responderam ao questionário 67 candidatos de 9 das 17 listas. Foram os seguintes:
- Bloco de Esquerda (BE): 18 candidatos efectivos (números 1-12, 14-16 e 18-20, na lista) e 7 candidatos suplentes
- Livre (L): 13 candidatos efectivos (números 3-5, 7-9 e 12-18) e 4 candidatos suplentes
- Pessoas-Animais-Natureza (PAN): 11 candidatos efectivos (números 1-5, 8, 10, 11 e 18-20) e 1 candidato suplente
- Partido Socialista (PS): 3 candidatos efectivos (números 6, 14 e 16)
- CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV): 2 candidatos efectivos (números 3 [do PCP] e 4 [do PEV]) e 1 candidato suplente [do PEV]
- Nós, Cidadãos! (NC): 2 candidatos efectivos (números 5 e 7) e 1 candidato suplente
- Iniciativa Liberal (IL): 2 candidatos efectivos (números 1 e 3)
- Partido Democrático Republicano (PDR): 1 candidato efectivo (número 1)
- Aliança (A): 1 candidato efectivo (número 4)
Quem não respondeu
Não houve respostas das seguintes 8 listas:
- Basta! (PPM.PPV/CDC)
- CDS – Partido Popular (CDP-PP)
- Movimento Alternativa Socialista (MAS)
- Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)
- Partido Nacional Renovador (PNR)
- Partido Social Democrata (PPD/PSD)
- Partido Trabalhista Português (PTP)
- Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP)
As diferentes posições face às questões colocadas
O questionário solicitava as perspectivas dos candidatos sobre alguns dos assuntos de políticas europeias mais prementes para os actuais e potenciais utilizadores de bicicleta.
Às questões colocadas, os candidatos foram unânimes em considerar que a União Europeia (UE) deve assumir o compromisso de aumentar a quota modal da bicicleta. Com 89% a defender que a UE estabeleça a meta de 50% ou de 100% para o aumento da utilização da bicicleta na Europa até 2030.
A vasta maioria (85%) defende que a UE passe a aplicar pelo menos 3% do seu orçamento para transportes em projectos para a mobilidade em bicicleta. 27% considera mesmo que essa proporção deve passar a ser de pelo menos 10% no próximo quadro de investimentos comunitário. Actualmente apenas 1,5% do investimento da UE em transportes é realizado em projectos para a mobilidade em bicicleta.
Três quartos dos candidatos apoiam a obrigatoriedade da implementação universal de sistemas interventivos de Assistência Inteligente de Velocidade (ISA – Intelligent Speed Assistance) nos novos veículos motorizados, tornando-os mais seguros para os peões e utilizadores de bicicleta.
Por seu lado, 69% defende a existência de padrões e directrizes obrigatórios de qualidade para o planeamento, projecto e construção de todas as novas infraestrururas para a circulação e de apoio à utilização de bicicletas. O apoio a esta medida sobe para 85% se a obrigatoriedade for limitada aos projectos com financiamento europeu.
O Bloco de Esquerda, o Livre e PAN foram os que mais responderam, contabilizando 54 (81%) das 67 respostas dadas.
Responderam ao inquérito quatro cabeças de lista: Marisa Matias (do Bloco de Esquerda), Francisco Guerreiro (do PAN), Ricardo Arroja (da Iniciativa Liberal) e António Marinho Pinto (do Partido Democrático Republicano).
Compromisso “Pedalar Para Todos”: 58 candidatos subscreveu
A MUBi convidou os candidatos a assinarem um compromisso, a favor da mobilidade em bicicleta. Um total de 58 candidatos, de 9 das 17 forças políticas participantes nestas eleições em Portugal, subscreveram esse documento “Pedalar Para Todos”, declarando o seu apoio à mobilidade em bicicleta no próximo ciclo parlamentar europeu.
O que diz o “Compromisso”?
“Comprometo-me a apoiar a causa da utilização da bicicleta durante o mandato Parlamentar Europeu 2019 – 2024, com o objectivo de aumentar o número pessoas que andam de bicicleta, promover o cicloturismo e melhorar as condições viárias para os utilizadores de bicicleta, em termos de segurança, infraestrutura, acessibilidade e conveniência.”
Barómetro do apoio à mobilidade em bicicleta
Com base na média das respostas dos candidatos de cada força política às questões sobre assuntos de políticas europeias, a que foram adicionados pontos extra pelo número de candidatos que subscreveram o compromisso “Pedalar Para Todos”, a MUBi criou um barómetro que mostra o apoio de cada partido/coligação à mobilidade em bicicleta.
O barómetro foi construído usando a seguinte metodologia:
1- Foram tidas em conta as perguntas sobre políticas europeias (Perguntas 1 a 5). Em cada destas perguntas, à opção mais positiva para a mobilidade em bicicleta foram dados 4 valores, à segunda mais positiva 3 valores, à terceira mais positiva 2 valores, e à menos positiva 0 valores. As respostas que seleccionaram a opção “não sei/não respondo” (ns/nr) e situações onde não houve resposta foram descartadas.
2- Foi obtida a média das respostas dos candidatos de cada força política para cada uma destas cinco perguntas.
3- Foi obtida a média de cada força política nas cinco perguntas, e transformada numa escala de 0 a 100.
4- Por cada candidato que subscreveu o compromisso “Pedalar Para Todos” foram adicionados 0.25 pontos (na escala de 0 a 100), obtendo-se assim a pontuação final de cada partido/coligação.
O quadro com a média das respostas das forças políticas às perguntas e a pontuação final, está disponível neste link, no separador “Barómetro”.