No primeiro trimestre de 2019, a procura por carros movidos a energias alternativas na União Europeia aumentou 25,9%, de acordo com as estatísticas da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
Este crescimento foi impulsionado pela globalidade do segmento de veículos com carregamento elétrica, que, no seu conjunto, cresceram 40%, com 99.174 unidades registadas.
Dentro deste segmento, as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) cresceram substancialmente (+84,4%), enquanto os registos de híbridos plug-in permaneceram estáveis.
Os veículos elétricos híbridos convencionais (HEV) tiveram um bom desempenho (+33,3%), totalizando 184.808 unidades vendidas nos três primeiros meses do ano, a nível europeu.
Em contrapartida, as matrículas de viaturas a GPL (gás de petróleo liquefeito) e GNV (gás natural) diminuíram 7,2% no primeiro trimestre, sobretudo devido a uma queda acentuada na procura por veículos movidos a gás natural (GNV).
Principais incrementos
Segundo a ACEA, os registos de novas matrículas de veículos com energias alternativas tiveram um incremento substancial em todos os principais mercados da UE.
Ainda assim, os maiores ganhos percentuais verificaram-se na Dinamarca (+76,1%), Roménia (+72,6%), Bulgária (68,3%) e Alemanha (+62,9%) – no caso alemão, principalmente devido à duplicação das vendas entre os híbridos.
Espanha assinalou um crescimento de 48,9% e Portugal teve um ganho de 46,8%.
No gráfico pode selecionar o país ou região que pretende para saber as vendas neste primeiro trimestre de 2019, face ao período homólogo de 2018.
Fonte: ACEA. Nota: ECV inclui BEV e PHEV; HEV são híbridos convencionais; “APV other than electric” refere-se a outros veículos de propulsão alternativa, o que inclui os carros a GPL e GNV.
Abaixo encontra os volumes de vendas de veículos eletrificados (que incluem BEV, PHEV, HEV, GPL e GNV), ordenados pelos maiores crescimentos relativos no espaço europeu:
1º trimestre | 1º trimestre | % | |
2019 | 2018 | Variação | |
Dinamarca | 5 504 | 3 125 | 76,1 |
Roménia | 1 963 | 1 137 | 72,6 |
Bulgária | 658 | 391 | 68,3 |
Alemanha | 67 405 | 41 377 | 62,9 |
Estónia | 554 | 353 | 56,9 |
Irlanda | 6 983 | 4 465 | 56,4 |
Holanda | 16 978 | 11 379 | 49,2 |
Espanha | 32 546 | 21 854 | 48,9 |
Portugal | 5 545 | 3 777 | 46,8 |
Hungria | 2 325 | 1 615 | 44,0 |
Áustria | 5 354 | 4 171 | 28,4 |
Grécia | 1 568 | 1 244 | 26,0 |
Letónia | 339 | 269 | 26,0 |
Suécia | 14 387 | 11 833 | 21,6 |
Finlândia | 5 672 | 4 771 | 18,9 |
França | 38 496 | 33 400 | 15,3 |
Reino Unido | 40 837 | 35 606 | 14,7 |
Lituânia | 527 | 489 | 7,8 |
Bélgica | 10 239 | 9 605 | 6,6 |
Polónia | 8 723 | 8 255 | 5,7 |
Itália | 70 880 | 68 253 | 3,8 |
Eslováquia | 849 | 829 | 2,4 |
República Checa | 1 922 | 1 951 | -1,5 |
Eslovénia | 614 | 631 | -2,7 |
UNIÃO EUROPEIA | 340 868 | 270 780 | 25,9 |
UE15 | 322 394 | 254 860 | 26,5 |
UE (novos membros) | 18 474 | 15 920 | 16,0 |
Suíça | 7 351 | 4 603 | 59,7 |
Noruega | 27 073 | 19 808 | 36,7 |
Islândia | 667 | 850 | -21,5 |
EFTA | 35 091 | 25 261 | 38,9 |
UE + EFTA | 375 959 | 296 041 | 27,0 |
UE15 + EFTA | 357 485 | 280 121 | 27,6 |