A Volkswagen está a mostrar em Frankfurt o ID.3, o primeiro veículo 100% elétrico com base na plataforma modular elétrica MEB.

O modelo tem um sistema de baterias de três capacidades que oferece autonomias de até 330 km (45 kWh), 420 km (58 kWh) e até 550 km (77 kWh), podendo carregar, em 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia (WLTP) com uma potência de carga de 100 kW.

O veículo é introduzido em primeiro lugar numa edição especial, o ID.3 1ST Edição Limitada, a qual permite uma autonomia elétrica máxima de 420 km (WLTP), com três opções de nível de equipamento na fase inicial.

Todas as versões do ID.3 1ST Edição Limitada estão equipadas com a bateria que fornece uma capacidade de 58 kWh.

O ID.3 1ST é acionado por um motor elétrico no eixo traseiro. Tem uma potência de 150 kW e um binário máximo de 310 Nm. A velocidade máxima é de 160 km/h.

Duas configurações para Portugal

O ID.3 1ST em Portugal será oferecido em duas configurações pré-definidas, podendo selecionar-se a cor da pintura exterior e a cor do interior.

A bateria tem uma capacidade de carregamento máximo de 11 kW (AC) e 100 kW (DC).

A potência é transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de uma velocidade.

Opção de bateria mais pequena

Mais tarde – após o lançamento do ID.3 1ST de bateria de 58 kWh e autonomia de 420 km – e na versão de série, no ID3 será também oferecida a opção de uma bateria mais pequena com uma capacidade de 45 kWh e uma autonomia máxima de 330 km, bem como uma bateria maior com uma capacidade de 77 kWh e uma autonomia máxima de 550 km.

Com dimensões exteriores comparáveis ao Golf, o ID.3 é acompanhado da promessa de oferecer um interior com uma amplitude equivalente ao espaço proporcionado por um veículo de uma categoria superior.

Para Portugal, a versão base do ID.3 custa a partir de 30.500 euros.

O ID.3 tem um comprimento de 4.261 mm, uma largura de 1.809 mm e uma altura de 1.552 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2.765 mm.

De acordo com a norma DIN, o seu peso mínimo em vazio é de 1.719 kg e a capacidade máxima de carga oscila entre 416 e 541 kg, dependendo do equipamento do veículo. A bagageira tem 385 litros de capacidade.

Garantia de 8 anos as baterias

A Volkswagen oferece uma garantia de oito anos ou 160.000 km para as baterias do ID.3.

A versão base do ID.3 tem um preço a partir de 30.500 euros em Portugal, começando a sua comercialização a partir da primavera de 2020.

Volkswagen WeCharge

Através da Volkswagen WeCharge é oferecida aos compradores a opção de obter até 2.000 kWh de eletricidade grátis para os seus veículos ID.3 1ST Edição Limitada, desde o primeiro dia de registo do veículo. Isso aplica-se a todos os postos de carregamento vinculadas ao WeCharge, incluindo a rede Ionity.

De acordo com a VW, no lançamento do ID.3, o cliente poderá ainda dispor de uma “ficha de carregamento” de elevada capacidade para casa: a Wallbox, opcional.

A Wallbox vai existir em duas versões com diferentes capacidades de carregamento.
A estação de carregamento também está opcionalmente disponível com link de dados e acesso remoto; em caso necessário também integra um contador de eletricidade.

Dependendo da versão, as unidades também incluem funções de conectividade, como controlo de aplicativos ou remotamente a manutenção.

Em termos de preços destas Wallbox, a marca não adianta cofras, referindo unicamente que todas as Wallbox serão disponibilizadas a valores significativamente inferiores aos praticados atualmente no mercado.

0 0 votes
Article Rating
Artigo anteriorOs desafios e oportunidades que os elétricos criam nos designers
Próximo artigoTer hábitos mais “eco” passa também por mudar de veículo, diz Volvo
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manuel mestre
Manuel mestre
5 anos atrás

O id 3 tem mudanças automáticas