Quando comparado com as vendas totais mundiais, os EV (veículos elétricos) ainda são um segmento de nicho, embora cada vez menos. A sua quota de mercado perfez 7,2% nos primeiros dez meses de 2019 a nível global, o que ainda assim constitui uma evolução de 1,5 pontos percentuais relativamente ao período homólogo de 2018.
O crescimento da penetração de viaturas elétricas tem sido crescente, já que a sua quota de mercado era de 1,7% no ano 2011.
Ainda que os especialistas da Jato Dynamics façam notar que esta cifra é esmagada pelos 89% de quota dos veículos com motores de combustão interna, o facto é que esta consultora também assinala que se há dez anos, os SUV estavam no centro das atenções da indústria automóvel, os EV assumiram o protagonismo em termos de crescimento de vendas.
Os elementos estatísticos da Jato Dynamics mostram que o volume de veículos elétricos incrementou-se cinco vezes entre os anos 2011 e 2018, passando de 1.13 milhões de unidades para 5.1 milhões de exemplares. Os números de 2019 ainda não estão fechados, mas este valor deve ser ultrapassado.