O novo Opel e-Corsa está pronto para iniciar o seu percurso comercial em Portugal. Certificado para percorrer até 337 quilómetros com uma carga de bateria segundo o ciclo WLTP, o e-Corsa promete contribuir para a popularização da mobilidade elétrica.

Os preços começam nos €29.990, mas a Opel avança com programas de Renting que começam nos €310 mensais.

Eficiência e performance

Partilhando a plataforma multi-energias da PSA, o e-Corsa beneficia de um motor de 100 kW (136 cv) e 260 Nm. As acelerações são de muito bom nível, precisando apenas de 2,8 segundos dos 0-50 km/h e 8,1 segundos dos 0-100 km/h. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h.

Existem três modos de condução disponíveis. O Eco potencia a eficiência energética. O Normal é uma escolha equilibrada e o Sport permite explorar todo o potencial do motor.

A bateria de 50 kWh é refrigerada a líquido e pode ser carregada em AC até 11 kW, com o carregador on board opcional ou até 7,2 kW, com o carregador de série.

Em DC, aceita uma potência de até 100 kW, o que permite carregar 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

O novo e-Corsa recorre à tecnologia de bomba de calor para aquecer e arrefecer o habitáculo. Este sistema é mais eficiente do que o ar condicionado, exigindo menor débito de energia por parte da bateria.

Ajudas à condução muito evoluídas

O novo Opel e-Corsa pode receber um conjunto muito abrangente de sistemas de ajuda à condução. São o resultado de uma avançada combinação entre câmara e radar.

É o caso do reconhecimento de sinais de trânsito, o alerta de ângulo cego, o sistema de manutenção de faixa, o programador de velocidade adaptativo e o sistema de alerta de travagem de emergência.

Outra novidade são os faróis de matriz LED IntelliLux. Fora das localidades, ligam-se automaticamente as luzes máximas. A partir daí, os oito elementos de LED, que são controlados por uma nova câmara dianteira de alta resolução, ligam e desligam os seus feixes de luz adaptando-se às condições do tráfego.

Segundo a Opel, os faróis de LED disponíveis no modelo poupam mais de 80% de energia face aos faróis convencionais de halogénio.

Três (bons) níveis de equipamento

O novo Opel e-Corsa está disponível em três níveis de equipamento. O motor e as demais caraterísticas não sofrem alterações.

O modelo base chama-se Selection e custa €29.990. A opção de carregador embarcado de 11 kW não está disponível como opção neste nível. No entanto, conta com climatização automática com controlo remoto, travão de estacionamento elétrico, sistema de fechaduras sem chave, sistemas de informação e entretenimento Multimedia compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrã de sete polegadas, entre outros.

Quanto à segurança e assistência à condução, o Corsa-e oferece de série o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, sistema ativo de posicionamento de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e programador de velocidade.

O nível intermédio designa-se Edition e começa nos €30.110. O carregador on-board de 11kW, em substituição do de 7,4 kW, custa €900.

O e-Corsa mais bem equipado designa-se Elegance e arranca nos €32.610. No interior, há bancos em tecido e pele. Existe, em opção, o interior em pele e bancos aquecidos (€1.700). O painel de instrumentos surge num ecrã de 7” e os vidros traseiros também são elétricos.

Ainda no e-Corsa Elegance, fazem parte do equipamento de série, o sistema de posicionamento de faixa e os faróis de LED com comutador de médios/máximos.

O sistema Open&Start sem chave é de série é exclusivo do Elegance. Já as jantes em liga leve de 16” estão disponíveis em opção no nível Edition.

Sistemas multimédia muito completos

Estão disponíveis dois sistemas de informação e entretenimento. O Multimedia Navi tem ecrã tátil de 7” e o Multimedia Navi Pro, tem ecrã tátil de 10”. Ambos disponibilizam os serviços “Opel Connect”, com funções como navegação com informações de tráfego em tempo real, ligação direta a assistência em viagem e e-Call.

Através da aplicação “myOpel”, é possível aceder remotamente a várias funções do Corsa-e. Na App pode verificar-se o estado de carga da bateria, programar períodos de recarregamento ou a pré-climatização do habitáculo. A aplicação “Free2Move” permite consultar a disponibilidade de postos públicos de recarregamento, facultando igualmente métodos de pagamento.

O que pensa o Welectric

As características e as imagens dão-nos muitos motivos para gostar do novo Opel e-Corsa.

As prestações anunciadas são boas. O alcance prometido é de bom nível face à capacidade da bateria.

O preço anunciado, quando comparado com a sua concorrência, como o Renault Zoe e o Peugeot e-208, é bastante competitivo.

O nível de equipamento, mesmo na versão de base, é bastante completo. Resta saber mais detalhes sobre as condições de Renting anunciadas pela Opel.

Mas este e-Corsa de cinco lugares, eficiente e moderno, tem todas as condições para ser um sucesso. Assim possamos recuperar rapidamente as condições normais de mercado.

Artigo anteriorContentores falantes tomaram conta da cidade do Porto
Próximo artigoPlataforma de inovação aberta a projetos que ajudem a combater COVID-19